REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar A verdade é que a inteligência artificial está presente na educação há muito tempo. Bem antes das ferramentas que ganharam visibilidade nos últimos meses. Ela faz parte, por exemplo, do dia a dia de diversas edtechs que lançammão dessa tecnologia para personalizar o ensino e o aprendizado. Muitas inovações, como soluções relacionadas a gamificação e realidade aumentada, agregaram facilidades ao ensino e à gestão escolar, trazendo resultados extremamente positivos. Portanto, cabe a nós ponderarmos o medo ou receio em aplicar essas mudanças e buscar os benefícios e funcionalidades que cada solução pode apresentar, sempre levando em conta os prós e os contras. A inteligência artificial deve ser encarada como uma ferramenta para tornar o ensino mais dinâmico. Um recurso com potencial de facilitar a rotina de todos os participantes do sistema educacional, oferecendo aos gestores, por exemplo, auxílio e rapidez em funções administrativas e na coleta e análise de dados sobre o desempenho dos alunos. Isso permite identificar as necessidades individuais de cada estudante e, assim, adaptar o ritmo, o conteúdo e o estilo de ensino em suas instituições. Já aos professores abre portas em atividades de rotina como a correção das avaliações e a construção de planos de aula e atividades, reduzindo o tempo investido nessas tarefas diárias e proporcionando mais qualidade de vida e formas de estimular o interesse e participação colaborativa dos alunos.

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