REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar Como inserir o tema no contexto educacional fora das datas comemorativas? A educadora pontua que a diversidade cultural dos indígenas pode ser tratada fora do calendário de datas comemorativas por meio de um planejamento pedagógico com atividades diferenciadas, ao longo de todo o ano letivo, e que as escolas pensem em um percurso de aprendizagem significativo. Como, por exemplo, iniciar resgatando as etnias locais, sua história e cultura, passar por uma investigação familiar que busque um antepassado de origem indígena, promover uma visita a campo que permita experienciar o modo de vida dos nativos locais e que recolha relatos orais, já que a oralidade tem lugar central na transmissão de conhecimentos entre esses povos. “Ou ainda trabalhar as narrativas míticas e as lendas. Não há limites quando estimulamos a curiosidade e a criatividade. Assim, a culminância desembocaria, como os rios, em numa infinidade de possibilidades”, afirma. A professora ressalta ainda que o dia 19 de abril não é mais o Dia do Índio, mas sim o Dia dos Povos indígenas, desde a Lei nº 14.402/22. “Vale destacar que essa informação faz parte desse processo de desconstrução do qual falei anteriormente, em que não há só um grupo indígena no Brasil e sim uma diversidade de povos originários. Dessa forma, a mudança do termo “índio”,, que sugere aquele indivíduo estigmatizado, batizado assim pelo colonizador interessado no comércio com as Índias, também ressignifica essa data e as reflexões/ações que ela se propõe a promover”, explica Soraya. Ela destaca ainda que a ancoragem desses projetos na realidade social promoveria ummaior engajamento dos estudantes e, portanto, propiciaria a construção de uma aprendizagem significativa que influencia o aprendente, de modo que esse sujeito, transformado, potencialmente se torna um agente de elevação da sociedade. Fotos: Banco de imagens gratuitas do Pexels.

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