REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar O que percebemos, nesse contexto, é que, diante do cenário digital em que as crianças e adolescentes estão imersos, a promoção da leitura se torna aindamais relevante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Nessa busca por estimular o hábito da leitura entre os jovens, é necessário o envolvimento de diversos atores sociais, desde a família até as escolas, bibliotecas, professores e a comunidade como um todo. A colaboração de todos é essencial para criar um ambiente propício à leitura, oportunizando acesso a livros diversos, fomentando discussões literárias, adotando tecnologias como aliadas nesse processo e despertando nos educandos o prazer de mergulhar nas páginas de um livro. A formação de leitores críticos e reflexivos depende do engajamento coletivo, visando o desenvolvimento integral desse público e a construção de uma sociedade mais letrada e consciente. * Márcia Regina Quintiliano é professora do Ensino Fundamental II. Escola Municipal Ministro Orosimbo Nonato Rua Darke de Matos, 152 – Higienópolis – Rio de Janeiro/RJ CEP: 21051-470 Telefone: (21) 3888-0174 E-mail: emnonato@rioeduca.net Direção: Milson França, diretor-geral / Percio Mina, vice-diretor Fontes: Judith de Lima Cortez émestre emeducação, especialista emEducação Infantil, pedagoga, professora, orientadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, Coordenadora da Educação Infantil na SME de Duque de Caxias emembro do LHELA (Laboratório de História da Latino-Americana). Contato: jdcortez0@gmail.com / Instagram: @profjudithcortez. * Fernanda Lessa é pesquisadora de Pós-Doutorado e Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Redatora do Ensino Fundamental – Anos Finais (Linguagens) da Matriz Curricular da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/SME.

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