REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar *Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa, Literaturas brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre emLitera tura Brasileira pela Uerj. No primeiro exemplo repetimos na segunda oração o verbo “convidar”. No segundo, utilizamos o verbo “fazer” com função vicária. Não soa mais agradável? Verbos Tritransitivos Trata-se de uma nomenclatura defendida por alguns autores para expressar formas verbais a partir das quais várias ideias se desenrolamnuma oração. Vamos ver umexemplo? Aquele professor traduziu Aristóteles do grego para o português. Repare que o verbo “traduzir” pede inicialmente um complemento direto (quem traduz, traduz alguma coisa). Mas no contexto dessa oração há alguns desdobramentos. Quem traduz um texto o faz a partir de uma língua e, por consequência, o converte em outra. É como se tivéssemos uma determinada sequência de ideias. Traduzir (o texto), de que idioma? (o grego), para qual outro? (o português) Apesar de do grego para o português exercer a função sintática de adjunto adverbial, essa figura só aparece na oração a partir de umdesdobramento da ideia central sugerida pelo verbo “traduzir”. Daí alguns autores proporema nomenclatura de tritransitivos. Verbos Modais Chamam-semodais os verbos que participam de locuções, atenuando ou enfatizando uma ação verbal. Repare o exemplo. As pessoas de bem querem apoiar a nossa causa. Nessa oração aparece a locução verbal “querem apoiar”. “Apoiar”exercea funçãodeverbo principal e “querer” desempenha a função modal. Repare

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