REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar Leitores críticos e reflexivos A construção de um resultado positivo, seja no campo da compreensão da leitura ou de outras disciplinas, não se constrói de uma hora para outra, precisa-se de tempo e muita dedicação coletiva, garantem os diretores Milson França, diretor-geral e professor de História, e Percio Mina, vice-diretor e professor de Língua Portuguesa. “Precisamos estar apoiando e estimulando projetos que visem à formação de um público leitor que seja crítico e reflexivo”, asseguram os docentes da Ministro Orosimbo Nonato. Ao pontuar sobre o incentivo à leitura no Fundamental e Ensino Médio, quando a falta do hábito já vem desde os anos iniciais, a professora Márcia Regina Quintiliano adverte que em alguns casos os projetos de leitura são ineficazes. “Por serem no mesmo horário de aula, não contarem com professores especializados em literatura e a falta de verba para investimento emmateriais e dispositivos de leitura mais dentro da realidade dos estudantes”, lamenta a educadora, lembrando a necessidade e importância de projetos de leitura dinâmicos e criativos. Essa mudança necessária das políticas públicas, a fim de melhorar a formação leitora de crianças, jovens e adolescentes, continua sendo uma questão para a qual ainda não se tem uma resposta exata. Entretanto, fica cada vez mais tangível que é crucial que esse movimento leitor comece por diversas frentes. Na opinião da professora Márcia, a responsabilidade do fomento à leitura está a cargo das secretarias de Educação e das esferas dos governos Municipais, Estaduais e Federais. “Pois em casa, se os pais leem provavelmente os filhos lerão também, haja vista que esse hábito demanda tempo, cuidado, atenção, inferência. Caso contrário, não irão inspirar seus filhos”, observa.

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