REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar A especialista em Educação Infantil, Judith de Lima Cortez, explica que o prazer pela leitura pode e deve ser estimulado ainda antes da alfabetização e já com os bebês. “Na minha experiência de leitura na Educação Infantil, com crianças a partir de 1 ano de idade, é possível perceber o seu envolvimento quando o educador apresenta a história, seja ela contada, lida ou cantada. Neste sentido ler cotidianamente para as crianças é o caminho! Ao fazê-lo, o adulto se torna uma importante referência de leitor e possibilita que a criança, embora ainda não domine os códigos da escrita, leia através dele”, pontua. A coordenadora da Educação Infantil na SME de Duque de Caxias ressalta que a escolha da literatura infantil deve considerar a faixa etária das crianças, mas principalmente a qualidade do texto escrito, na contramão de uma ideia equivocada de que livros infantis precisam ter frases curtas e de fácil entendimento para os pequenos. “Permitir que as crianças tenham contato com o portador do texto escrito é também fundamental no estímulo à leitura. Elas precisam tocar o livro, percorrer suas páginas, apreciar as suas ilustrações, balbuciar, contar e recontar suas histórias”, explica Judith. Segundo a especialista, o fator imprescindível para estimular a formação de um bom leitor é a oferta da leitura por prazer. “É importante que o adulto compreenda o tempo e espaço da leitura não como um pretexto para ensinar algo para as crianças, mas como ummomento em que podem ser provocadas em seu imaginário, fazendo suas interpretações e relações com suas experiências, através do texto lido”, exemplifica.

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