Revista Appai Educar nº 151

Revista Appai Educar “A inteligência artificial e a internet não são os problemas, a questão está em como os estudantes estão utilizando essas ferramentas e dispositivos, quase sempre sem o direcionamento do mediador. E aí configura-se um dos papéis do professor. Orientar esse aluno para um uso correto, produtivo, podendo contar com a tecnologia. Inúmeras pessoas têm se tornado profissionais incríveis, cada dia melhores, graças ao que a internet oferece. Só precisamos trilhar o caminho correto”, destaca o professor Robson Paulino. Inteligência artificial e seu potencial revolucionador Para Regina Silva, diretora pedagógica da Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, esses recursos evidenciam um enorme potencial para revolucionar a educação. Todavia, isso não anula os desafios presentes e futuros. “Com a recente popularização de tecnologias de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, além de outras, o debate sobre assuntos associados ao uso dessas ferramentas vem à tona em diferentes esferas e contextos. Podemos dizer que essas inovações apresentam um enorme potencial para revolucionar a educação, permitindo a personalização e a adaptação às necessidades individuais de cada aluno, além de auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas. No entanto, a inserção da inteligência artificial na educação também enfrenta desafios que precisam ser superados para que esses potenciais sejam plenamente realizados”, alerta Regina.

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