REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar Que tipo de comportamento do professor pode aumentar o nível de ansiedade nos alunos? As exigências acadêmicas estão, cada vez mais, imprimindo nas crianças a necessidade de que sejameficientes. Damesma forma que as estatísticas da OMS sobre o transtorno de ansiedade deveriam ser visitadas pelas políticas públicas, tambémna escola as práticas educacionais necessitam ser revistas. A psicopedagoga explica que, no caso da Educação Infantil, deveria ser umespaço onde a criança trabalharia especificamente a psicomotricidade, as relações e deveria ter respeitado seu tempo de se constituir. Mas realmente o tema não tem sido tratado dessa forma. Comas exigências da sociedade, a criança hoje, na escola, tem sido induzida a uma educação formal. Ela é avaliada por seu desempenho acadêmico e não por suas conquistas pessoais. “Temos que entender que ela deve ter o tempo de ser criança. Não se pode avaliá-la apenas por uma nota. Nessa competitividade estabelecida, tambémo professor é alvo de avaliação. A turma deve estar emum determinado nível. O que entender de minha colocação? Tambémo docente está sendo observado e induzido a uma qualidade de interação ansiosa. Portanto, as políticas educacionais devemestar atentas ao tipo de comportamento que pode aumentar a ansiedade no professor, e consequentemente alterar o convívio com seu aluno”, sugere Cristiane Guedes. Para ler a matéria completa, clique aqui.

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