REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar “Aliada a esse ‘conhecer o outro’, a utilização dos espaços educativos multiusos ou demultifunções ainda é uma realidade distante damaioria dos alunos, sobretudo das redes públicas. Mesmo sem todo umaparato digital, hoje já avançamos bastante nessa direção com laboratórios de informática emquase todas as escolas. Todavia, essa interatividade se realiza através das conversações, dos projetos e, principalmente, por meio das metodologias ativas, do fazer, do realizar, do pesquisar, do criar, do pensar e resolver soluções”, ressalta a pedagoga. Já a professora Flávia argumenta que, quando se trata de ambientes inovadores, é quase impossível desassociar esses espaços das novas tecnologias digitais voltadas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da aprendizagem. “A presença tecnológica se tornou elemento contribuidor na aplicação e na valorização desses novos ambientes de aprendizagens, por sua gama de mecanismos e equipamentos que funcionam como recursos complementares no ensino e na aprendizagem”, avalia a docente, ressaltando que hoje se tornou um ponto fora da curva não fazer uso dessas tecnologias como contribuição na qualidade e na excelência do aprendizado”, afirma.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=