REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 149

Revista Appai Educar “Esses novos ambientes são riquíssimos na troca de aprendizagens, de saberes, e eles não estão baseados apenas nas tecnologias, nos aplicativos, nas redes sociais, nas plataformas, que são importantíssimas, por fazeremparte da vivência dessa geração. Contudo, essa construção de novos lugares precisa estar alicerçada na correlação de vários atores – como o ambiente emque o aluno vive, suas experiências e visão demundo – para o centro dessa narrativa, de forma a fazer sentido concreto para as vivências e saberes dos estudantes”, argumenta a pedagoga. Qual é o papel do professor e do aluno dentro dessa nova abordagem? Ao falar do papel do professor e do aluno nessa nova visão de aprendizagembaseada emações diferentes da sala de aula tradicional – emque o professor ditava o conteúdo e os educandos apenas escreviam, numa demonstração de total ou parcial submissão ao pensar crítico –, é notório que as novas metodologias e os novos ambientes deramautonomia ao professor para que deixasse de atu-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=