REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 147

Revista Appai Educar É PRECISO ENTENDER E FALAR A LINGUAGEM DA GERAÇÃO ALPHA PARA ESTIMULAR SUA APRENDIZAGEM OPINIÃO POR REGINA SILVA* C rianças estão tão conectadas com a tecnologia que já não causa mais estranhamento a facilidade com que elas manuseiam aparelhos como tablets e celulares. Parece até que aquele pequeno dedo indicador foi programado para deslizar sobre as telas sensíveis ao toque. Essas crianças da chamada geração Alpha estão inseridas em meio à tecnologia desde o seu nascimento. Por isso, a interação delas com as telas é mais do que natural e quase instintiva. Vale lembrar que os pertencentes a uma geração não são todos iguais, mas as pessoas nascidas em uma mesma época são influenciadas por determinados fatores históricos e, por isso, apresentam comportamentos e costumes semelhantes. No caso da geração Alpha, formada por crianças nascidas a partir de 2010, a estimativa é de que haverá cerca 2,5 bilhões delas no mundo em 2025, o que faz dessa a maior geração da história. Diferentemente dos Millenials – nascidos entre 1980 e 1995 – e parte da geração Z – que veio ao mundo de 1996 a 2009, os Alphas não precisaram se adaptar às mudanças tecnológicas. Eles não conhecem o mundo sem a presença de tais inovações. Para esse grupo, usar a tecnologia já é algo intrínseco do dia a dia, assim como comer, andar e falar.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=