REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 145

Revista Appai Educar REGANDO CONVERSAS, ANTES DAS SEMENTES Um dos momentos do projeto que muitochamouaatençãodoprofessore tambémdos alunos foi aetapade conversação e debates sobre os objetivos da atividade. A ideia era que todos entendessemaimportânciadecadafase, desde o que é um sistema de plantio, as preparações do solo, as práticas de manejo, até temas que antecederam a efetivação prática do projeto. “Discutimos também, por exemplo, que este pode ser um campo de trabalho, um viés empreendedor, uma vez que a agricultura tem demonstrado cada dia mais a sua relevância como ativo para uma vidamais longa e saudável”, ressalta Robson. A valorização do espaço plantado como uma ponte de conexão, aproximação e equilíbrio entre os alunos e natureza ocorreu desde as aulas teóricas, culminando na criação de um espaçodeprática, explicaoprofessor. “Dentrodo jardimtemosumasalanatural. Assim a chamamos por ser um local onde podemos ter intervenções mais próximas à natureza”, afirma. Essa aproximação com a terra foi sentida e apreciada também pelos alunos. Segundo eles, o contato com o ecossistema deixa o ar mais leve e impacta positivamente na aprendizagem. “Além de nos propiciar a ter mais concentração, o projeto ajuda a gente quando estamos ansiosos com algo, especialmente no ambiente escolar que costuma ser mais tenso devido a provas, trabalhos e a rotina”, relata Lorrayne Rodrigues, da 3.001, acrescentando que esse projeto deu luz à escola.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=