Adobe Photoshop PDFRevista Appai Educar - 144

Um presente Ano25–144-2022-CIRCULAÇÃO DIRIGIDA – DISTRIBUIÇÃOGRATUITA LONGEVIDADENAPRÁTICA: pra você!

Revista Appai Educar

Revista Appai Educar VAMOS FALAR SOBRE VOZES? LÍNGUA PORTUGUESA POR SANDRO GOMES* Nosso assunto dessa edição são as várias flexões em vozes que os verbos podem desempenhar nas orações em língua portuguesa. Como consequência dessa variedade, o sujeito gramatical pode demonstrar uma função ora ativa, ora passiva, como vamos ver a partir de agora. Na Voz Ativa o sujeito pratica a ação descrita na oração. Veja. O mestre encerrou a reunião. Já na Voz Passiva o sujeito é aquele que sofre a ação. Vamos observar com o mesmo exemplo. A reunião foi encerrada pelo mestre. Repare que o que tinha sido o sujeito da oração na forma ativa (o mestre) agora é aquele que sofre a ação. Quando passa para a voz passiva, há a mudança de função sintática, de maneira que o sujeito da voz ativa passa a ser classificado como agente da passiva. Do mesmo modo, o objeto da voz ativa passa a ser o sujeito quando na voz passiva. Assim, temos: Omestre (sujeito) encerrou a reunião (objeto direto). A reunião(sujeito) foi encerrada pelo mestre (agente da passiva). Há duas formas de compor a voz passiva, a analítica e a sintética. Vamos observar.

Revista Appai Educar *Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa, Literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj. Na Passiva Analítica a frase se organiza a partir da seguinte estrutura: sujeito + verbo auxiliar + particípio + agente da passiva (Esse último pode às vezes não estar presente) O prato foi servido pelo garçom. Já na Passiva Sintética a estrutura passa a ser: verbo transitivo + pronome se + sujeito Serviu-se o prato. Observação: O se, nesse caso, funciona como um pronome apassivador, na medida em que é a presença dele que torna possível manter a passividade da frase. Resumindo, vamos ver a mesma oração sendo empregada nas vozes que vimos até aqui. Voz ativa: O professor repreendeu o aluno. Voz passiva analítica: O aluno foi repreendido pelo professor. Voz passiva sintética: Repreendeu-se o aluno. Podemos ainda encontrar uma outra voz, a Reflexiva. Nesse caso o sujeito pratica e ao mesmo tempo sofre a ação, ou seja, é agente e também paciente. Observe. O rapaz se feriu com o canivete. Uma variante é a que alguns autores chamamde reflexiva recíproca, que ocorre quando são dois sujeitos, que praticame sofrema ação umdo outro. Os pombinhos abraçaram-se apaixonadamente. Observação: No caso da voz reflexiva, o verbo é acompanhado do se, tornando-se pronominal ou reflexivo. Amigos, sobre vozes verbais é isso. Até a próxima, pessoal!

Revista Appai Educar BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA OPINIÃO POR SIMONE DE OLIVEIRA* O sistema de educação nacional teve um grande avanço nos últimos anos quando o assunto é tecnologia. Temos atualmente nas escolas um sistema de gestão mais desenvolvido, commaior controledosdados emateriais, que, além disso, ganhou espaço dentrodoprocessode ensinoe aprendizagem, principalmente após a pandemia do Covid-19, que permitiu que recursos como a Inteligência Artificial ganhassem destaque. Na educação, duas grandes áreas em que podemos explorar a Inteligência Artificial são a Ciências da Computação e as Ciências da Aprendizagem. Em ambos os cenários, ela viabiliza a ampliação das capacidades do professor, permitindoqueele foquena tarefa mais importante: acompanhar os estudantes de forma individualizada, promovendo modelos de aprendizagem mais inclusivos facilitando o dia a dia dos alunos. A Inteligência Artificial funciona por meio da combinação de algoritmos e dados. O primeiro se refere às séries de instruções que determinam o modo como um so‡ware funciona, e ajuda a interpretar o segundo. Isto é, após a coleta de dados do usuário, elaosprocessae, baseando-senas regras estabelecidas no algoritmo, realiza ações específicas.

Revista Appai Educar *Simone de Oliveira é diretora do Time Pedagógico e uma das fundadoras da Gomining, empresa especialista em correção automática de textos por meio da Inteligência Artificial. Um estudo promovido por Sesi e Senai estima que o uso de recursos baseados nessa tecnologia será cada vez maior até 2030. Mas, como a Inteligência Artificial pode potencializar a educação? Podemos destacar, entre os seus principais benefícios, a possibilidade de personalizar o ensino. Essa abordagem permite que os professores analisem o desempenho dos alunos em detalhes e adaptem seus métodos às necessidades deles. Dessemodo, o ensinopersonalizado garante que os estudantes aprendamdeacordocomsuaspreferências e emseu próprio ritmo, o que proporcionaumaaprendizagemmais eficaz. Além disso, o trabalho dos professores pode ser bastante otimizado pela utilização de Inteligência Artificial. Essa tecnologia facilita a avaliação dos conhecimentos dos alunos e a identificação de suas dificuldades, ajudando os educadores a planejar suas aulas. Inclusive, atualmente existem empresas que já utilizam a tecnologia para fazer a correção de redações e textos dos alunos, atuando como um braço direito dos professores. Aopensarnospróximospassospara a Inteligência Artificial, umdos pontos em estudo a médio prazo é a associação aos smartbooks. As análises para fundiressasduasferramentassãopensadasde formaqueatecnologiapossa leroperfileocomportamentodoleitor do dispositivo e forneça a melhor maneira de estudo. A longo prazo a Inteligência Artificial buscará desenvolver técnicasqueavaliemocomportamento do usuário em pontos emocionais, visandoamelhoradodesempenhode acordo com as emoções/sentimentos que ele apresente no momento.

Revista Appai Educar UMA ESCOLA PARCEIRA DO PLANETA SUSTENTABILIDADE POR ANTÔNIA LÚCIA O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese é a primeira escola estadual do Rio de Janeiro a ganhar a certificação do Instituto Lixo Zero

Revista Appai Educar Desde a ECO-92 ou Rio92, realizada no Brasil, pela ONU (Organização das Nações Unidas), o cidadão vem se tornando cada vez mais consciente acerca das questões que envolvem a sustentabilidade do nosso planeta. Com o objetivo de fortalecer e exercer de forma responsável esse crescimento suportável, o Ciep E-Tec 480 Prof. Luiz Carlos Veronese, localizado na Região Serrana, emNova Friburgo, foi transformado em uma E-TEC – Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades, adotando o conceito de “sustentabilidade” a partir da execução e aplicação do Projeto Lixo Zero desenvolvidopela Secretaria Estadual de Educaçãodo Rio de Janeiro. De acordo com Déa Pereira Pinheiro, diretora-geral, o projeto Lixo Zero desenvolvido na escola, levou a unidade a ganhar a certificação inédita de escola Lixo Zero da região. “Este trabalhomotivae inspiraosenvolvidos para práticas mais sustentáveis, a partir da escola, levando para o entorno o consumo consciente,odescarteeoreúsodemateriais. Colocando, dessa maneira, o Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese como comprometido com as preocupações globais do século XXI”, afirma a diretora.

Revista Appai Educar Lixo Zero na prática Adiretora-geral relembrao inícioda implantação do projeto, que garantiu a certificação inédita da escola. Segundo ela, tudo começou pela instalação da Horta Escolar no terreno da unidade pelo engenheiro ambiental Yuri Wanick Loureiro de Sousa e sua equipe. Toda a construção foi assessorada pela engenheira ambiental Heydi Piteri, consultora Lixo Zero nas escolas, responsável pelos esclarecimentos a respeito do projeto. Emmeioàconstruçãodahorta, teve inícioa fasedesensibilizaçãodosprofessores e alunos, com base em um diagnóstico da situação real da escola naquele momento. Após a exposição oral, veio a etapa prática realizada através de dinâmicas em que os estudantes deveriam abrir alguns sacos de lixo e, ao olharem, teriam que separar e dessa forma resolver o problema colocado pela atividade.

Revista Appai Educar “Este trabalho motiva e inspira os envolvidos para práticas mais sustentáveis.” - Déa Pereira Pinheiro Para começar a separação, conta a diretora, foram usadas caixas identificando os resíduos recicláveis – papel, embalagens, metais, plásticos, vidros, tubo de pasta e isopor. Um outro compartimento foi usado para separar o lixo orgânico – restos de comidas, cascas de legumes e frutas, de ovos e borra de café. E um terceiro de lixo comum – papel higiênico, carbono, engordurados etc., tudo isso com o intuitode educar e conscientizar todos da escola sobre a importância de trabalhar o lixo da maneira correta. Em sala, de forma interdisciplinar, os professoresJúniorMarcosPiresMachado,deMatemática,eAnaCarolineCampos S. Bonan e Gabriela Maia Silva, de Biologia, levaram todo esse conteúdo paraser trabalhadodurantesuasaulas. Vale ressaltar que, além dos discentes, uma equipe formada pelo pessoal de apoio escolar – jardineiro, equipe da limpeza, do almoxarifado e da cozinha – também esteve o tempo todo envolvida no desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto.

Revista Appai Educar Juntos na redução do impacto ambiental De acordo com a professora Déa Pereira Pinheiro, entre os objetivos do projeto pontuam-se a redução do impacto ambiental gerado pela produção de resíduos da escola, destinando de modo correto os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado, aliado à construção e reforço de valores sociais e éticos. “Viabilizar uma mudança na rotina e na consciência ambiental, a fim de que os membros da comunidade escolar se tornem instrumentos multiplicadores, é um ganho imensurável para o mundo”, opina. Iniciados há 6 meses, os projetos Lixo Zero na Escola e Horta Escolar vêm dando frutos literalmente. Nesse último, por exemplo, além dos vegetais como alface crespa, lisa e chinesa, brócolis, espinafre, couve-flor, rúcula, cebolinha, salsinha, tem também o canteiro de ervas aromáticas, sempre muito bem cuidado pelo jardineiroClécioTuler, que faz umtrabalho de excelência, ressalta a diretora, comemorandoqueapósessaeoutras práticas o Ciep E-Tec 480 foi brindado com a Certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto Lixo Zero. “Que na prática é o reconhecimento da correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com a metodologia Lixo Zero e as ações executadas em consonância com uma equipe de colaboradores que vão desde os corpos docente e discente até a equipe diretiva, pessoal de apoio e especialistas ambientais”, complementa Déa.

Revista Appai Educar Distribuição da produção da horta Umconsumo consciente e sustentável, assimpodemosdefiniraprodução de alimentos produzidos na horta escolar. “Não tem coisa melhor do que você ver no seu prato, na merenda escolar, algo que todos acompanharam desde o início. Os alunos também podem levar uma parte do produto para suas casas. É muito gratificante esse processo: plantar, colher e provar do que cultivou com as próprias mãos”, destaca a diretora. Para a comunidade escolar os benefícios dos projetos Lixo Zero e Horta Escolar vão muito além do social, com destaque para a importância dos orgânicos para a saúde dos humanos e do planeta. “As vantagens são muitas! A produção natural favorece a redução da poluição ambiental, pois não faz uso de materiais agrotóxicos, promovendo também a biodiversidade. Dessamaneira, preserva-se a qualidade da água, do solo, dos lençóis freáticos, rios e mares. Os alimentos orgânicos são frescos, saborosos e nutritivos”, menciona a diretora adjunta Célia Rosa Veiga Mussi.

Revista Appai Educar

Revista Appai Educar Ciep E-Tec 480 Prof. Luiz Carlos Veronese Rua Clarice Storck dos Santos, s/nº – Conselheiro Paulino Nova Friburgo/RJ CEP: 28635-450 Tel.: (22) 2527-5999 E-mail: ciep480@hotmail.com Déa Pereira Pinheiro – Diretora-geral E-mail: dppinheiro21@gmail.com Célia Rosa Veiga Mussi – Diretora Adjunta Mudanças de hábitos Um outro ponto destacado pelos professores e familiares foi que, através da horta da escola, os alunos passaram a ter um contato mais próximo comanaturezaeumamelhoraexpressiva em seus hábitos alimentares com a inclusão de uma porção maior de verduras e legumes. “A merenda escolar tem sido enriquecida com produtos cultivados na própria escola. Os alunos passaramadar valor ao cultivo de alimentos, propiciando também maior consciência ambiental. Eles aprendem a gostar e respeitar a natureza e sua biodiversidade. Com isso, estão adquirindo hábitos mais saudáveis e sustentáveis”, finaliza Déa Pereira Pinheiro, diretora-geral.

Revista Appai Educar UM PRESENTE PARA VOCÊ! LONGEVIDADE

e-book Longevidade naPrática Tenha acesso ao seu presente! Clique aqui Revista Appai Educar São mais de 140 edições dedicadas ao profissional de educação, mais de 2 mil matérias escritas com muito carinho, responsabilidade e dedicação. A equipe da Revista Appai Educar está sempre aberta às sugestões que vocês enviam, buscando o que há de mais atual na educação e, claro, mostrando o quão importante é o seu trabalho em sala de aula. Ointuitodarevistaédivulgarosprojetos desenvolvidos por vocês, educadores, dando visibilidade às instituições educacionais, alunos e toda a comunidade escolar, mas ela vai além, pois com seu conteúdo, baseado nas melhores atividades pedagógicas, acaba inspirando outros professores do mundo todo e contribuindo para a disseminação da informação educacional de qualidade. O nosso agradecimento de hoje vai para você, professor associado, que faz parte da nossa rotina e nos inspira. Sem você, nada disso seria possível! E como forma de homenageá-lo no mês do professor e agradecer por essecarinho, nóspreparamosumlançamento exclusivo para outubro: o e-book Longevidade na Prática e seus pilares para uma vidamais longa com mais saúde. Deste modo, falaremos de alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida, isso tudo com dicas práticas de como implementar esses hábitos saudáveis na sua vida pessoal e nas escolas. Boa leitura! Divulgue seu projeto! E se você é professor e desenvolveu um projeto bem legal na sua escola, conte para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer e divulgar nas próximas edições da Revista Appai Educar!

Revista Appai Educar DESPERTANDO NOVOS OLHARES HISTÓRIA POR JÉSSICA ALMEIDA Educadora cria vídeos para as redes sociais e encanta outras pessoas com a história da nossa cidade

Revista Appai Educar Apaixonada por viagens, culturas e histórias, a professora e associada da Appai Denise Pereira começou a gravar vídeos e compartilhar nas redes sociais mais detalhes da nossa cidade. Assimcomoacontecenospasseiosculturais daAppai, a ideiaé incentivar outras pessoas aenxergaremonossomunicípiocomoutros olhos e conhecerem as histórias de lugares cotidianos por que muitas vezes passamos e não fazíamos ideia de um fato histórico que ocorreu ali. A educadora da rede municipal do Rio de Janeiro conta que, depois de 30 anos afastadados bancos escolares, resolveuvoltar a estudar e começou um curso de licenciatura em geografia. “O primeiro lugar em que fui foi na Praia Vermelha onde tem uma estátua de Chopin, fui pesquisar sobre aquele monumento e a história que estava por trás da obra. A partir daí comecei a me apaixonar pelo que descobria. Então surgiu o desejo de “encantar” outras pessoas. Afinal quantas vezes já passamos pelo centro do Rio ou fomos à Ilha de Paquetá e não sabemos as histórias que há nesses lugares? Mesmo sendo moradores da cidade ou até tendo nascido aqui”, explica Denise.

Revista Appai Educar Segundo ela, o objetivo é justamente “encantar” outras pessoas assim como ela se apaixonou pelas histórias da cidade. “Eu escolho um ponto do Rio, vou lá, faço um vídeo curto contando a história daquele lugar ou monumento, faço uma edição no Inshot colocando imagens do local ou de pessoas relacionadas e depois publico na página do Facebook “Em.cantos do Rio”, fazendo um trocadilho bacana e bem significativo para mim. Quero criar também uma conta no Instagram e já estou trabalhando para um futuro canal no Youtube”, garante.

Revista Appai Educar De acordo com Denise, o material pode auxiliar outros professores em suas aulas, comos conteúdos sobre a história da nossa cidade. “Os educadores que acessama página e os conteúdos têm dado um feedback muito positivo. Eles contam que desconheciam certos fatos históricos e que as informações contadas dessa forma são muito atrativas”, finaliza Denise. Fotografia e vídeo com celular Se você é associado da Appai e não sabe como editar vídeos pelo celular, a EAD Appai oferece o curso “Fotografia e vídeo com celular”. Para mais informações, acesse o nosso site ou Portal do Associado. “A ideia é incentivar outras pessoas a enxergarem a nossa cidade com outros olhos” Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.

Revista Appai Educar NOS CAMINHOS DA MORENINHA GUIA HISTÓRICO POR RICHARD GÜNTER Literatura brasileira enalteceu a Ilha de Paquetá e despertou a curiosidade dos turistas, que já passam dos cem mil por ano

Revista Appai Educar Um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes da pacata ilha de Paquetá, um bairro independente da cidade do Rio de Janeiro, certamente é a casa da Moreninha, personagem icônica da literatura brasileira criada por Joaquim Manuel de Macedo. O Chalé Rosa, construído em 1812, ainda preserva sua estrutura original e omesmo tom de pintura da época. O local já foi cenário para as gravações da novela com mesmo título, nos anos 1970. De acordo com informações apuradas da prefeitura do Rio, Sebrae e CCR Barcas, mais de 100 mil pessoas visitam a ilha por ano. O romance A Moreninha inaugurou o romantismo no Brasil. Ele foi primeiramente publicado nos folhetins, ou seja, semanalmente era lançado um capítulo ao público. Comuma linguagemsimples, emuitas vezes coloquial, o tema do amor idealizado e puro é o toque central na trama. O discurso direto é um recurso muito utilizado por Manuel, com o intuito de transmitir autenticidade e espontaneidade nas falas dos personagens. Aobra retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro emmeados do século XIX.

Revista Appai Educar

Revista Appai Educar A poucos metros da residência, no lado oposto da ilha, podemos encontrar outro ponto de enfoque na história da personagem: a Pedra daMoreninha, ummirante natural de tirar o fôlego, que pode fazer render muitos cliques “instagramáveis”. A área extremamente sossegada, onde não se permite automóveis, é um local ideal para quem busca descanso envolto de natureza e muita história para descobrir. A Appai, através do benefícioPasseioCultural, tem esse roteiro disponível para os associados e seus beneficiários. É um dos eventosmais peculiares da Associação, que traz todo o encantamento, a história e a cultura, além da religiosidade, gastronomia e festivais de Paquetá. Se você tem vontade de conhecer a ilha, essa é uma ótima oportunidade. Para quem já visitou, é uma chance de voltar. Chalé Rosa / Casa da Moreninha Rua das Gaivotas, 44 - Ilha de Paquetá - Rio de Janeiro/RJ (Acesso à ilha somente pelas barcas)

Revista Appai Educar O mês de junho chegou diminuindo a temperatura, mas alavancando as ações na Appai. Através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) foi possível iniciar a Campanha do Agasalho 2022 e dar continuidade nas arrecadações das latas de leite em pó. Realizadasemquase20pontosdecoleta, incluindo a Maratona do Rio, o Bailinho e 12 espaços de dança, as campanhas arrecadarammais de 340 peçasde roupas e1.055 latasde leite. Asdoações foram direcionadas às instituições assistidas pela Appai. PPAS POR RICHARD GÜNTER PARA AQUECER E ALIMENTAR!

Revista Appai Educar Para conferir outras ações, acesse: Instituição Fraternidade na Rua 343 peças de roupas • 195 latas de leite em pó Instituição Gem Paz e Lar de Frei Luiz 860 latas de leite em pó Janeiro 6.314 Fevereiro 7.471 Março 9.238 Abril 6.736 Maio 9.006 Junho 7.077 TOTAL 45.842

Revista Appai Educar VIVA MOMENTOS INESQUECÍVEIS COM A APPAI! INSTITUCIONAL POR JÉSSICA ALMEIDA Foto: Appai Agitô – Sítio Jonosake / Diego Mendes

Revista Appai Educar A Appai oferece mais de 2.500 opções de atividades de lazer, cultura, saúde e educação. Saiba mais sobre cada uma delas com quem mais entende do assunto! Se você é novo na Appai ouprecisade uma ajudinha para escolher entre as mais de 2.500 opções de atividades voltadas para o lazer, cultura, saúde e educação, esse post é para você! Perguntamos para quem mais entende do assunto (os associados, seus dependentes e agregados, claro) e eles contaramsuas experiências na utilização dosmaisde20benefícios,programas, projetos e parcerias da associação de professores. Confira!

Revista Appai Educar Fotos cedidas pela associada Kelly Cristina de Oliveira Boa Viagem Que a Appai une as pessoas de todo omundojáésabido!Oquetalvezvocê não saibaéquepor aqui rolaatépedido de noivado e anúncio de gravidez! Foi o que aconteceu com um casal de associados ao aproveitar o benefício Boa Viagem. “Viajei com o meu esposo para a Pousada Belmare, em Rio das Ostras, e nela fomos abençoados com a gravidez do nosso caçula Samir, hoje com3 aninhos. A Appai sempreestápresentenosmomentosmais marcantes da nossa família!”, lembra Tamara de Souza Santana. Outra associada que curtiu o benefício com o seu bebê na barriga foi a KellyCristinadeOliveira. “Nos hospedamos no Hotel Tropical Barra, onde contei para todo mundo que estava grávida. Fiz belas fotos na praia e tive um final de semana super especial. Ainda fui aoCorcovado commeus dependentes através do Passeio Cultural, o que possibilitou convidar omeu avô para ir celebrar seus 90 anos com seu bisneto ainda na barriga. Foi uma tarde mágica em família. Ficamos muito emocionados e gratos. Obrigada, Appai!”, lembra a associada. E sobre o pedido de casamento, ele aconteceu em uma pousada em Búzios. “Primeiro momento inesquecível foi ao utilizar o benefício Boa Viagem, onde pudemos conhecer Búzios e ainda oficializar o nosso noivado. Foi um momento mágico!”, garante Jarbas Mascarenhas.

Revista Appai Educar Caminhadas e Corridas E pelo visto não é só o Boa Viagem queécasamenteiro,obenefícioCaminhadas e Corridas também! Além de estimular a prática esportiva e a qualidade de vida, obenefício une casais. A associada Tarcila Leal Pereira conta que foi pedida em casamento na última meia maratona. “Foi ummomento incrível, pois ele estava completando a primeira prova dessa distância e saindo de uma crise de depressão. Terminando a corrida, ele colocou a medalha no meu pescoço e oficializou o pedido!”, conta. Foto: Circuito das Estações – Inverno / Diego Mendes Outro casal muito conhecido nos eventos da Associação é Lidiane Menezes e Carlos Laurindo, que transformaram suas vidas com hábitos saudáveiseasprovasdobenefícioCaminhadas e Corridas, e hoje são inspiração para inúmeras pessoas. Quer conhecer mais sobre essa história e como a Appai foi importante nesse processo? Então leia a matéria exclusiva disponível em nosso site.

Revista Appai Educar Passeio Cultural E por falar em cenas de filmes e novelas, sabe aquele sonho de menina, encantada com a romântica história “A moreninha”, de conhecer a Ilha de Paquetá? Foi nesse cenário bucólico, repleto de belezas naturais e de encantos, que a associada Jaqueline Marques de Oliveira curtiu o roteiro do benefício Passeio Cultural. “Me senti dentro do livro de Joaquim Manuel de Macedo quando vi a Pedra da Moreninha, envolvida no clima do passeio cultural nesse pedacinho da cidade do Rio de Janeiro que muitos cariocas ainda não conhecem. Doces lembranças que ficarão para sempre eternizadas na memória e no coração”, relembrou a associada. Já Maria Helena da Silva conta que não tem apenas um momento que marcou a sua vida, mas sim vários. “A Appai nos proporcionou e proporciona momentos mágicos e inesquecíveis. A ida ao Cristo Redentor, ao bondinho, o passeio pela baía de Guanabara, a visita a Conservatória, a fazendinha do Noah. Sem contar as corridas ou a minha primeira ida ao teatro e shows inesquecíveis. São vários momentos em que, como sempre, priorizamos estar com as nossas princesas,mas tambémtemosoutros nos quais eu emeumarido contamos com a ajuda da minha mãe e ganhamos um vale night”, brinca a associada, que garante que essas recordações e risadas jamais serão apagadas da sua memória.

Revista Appai Educar Appai Agitô Quando o assunto são shows com grandes nomes da música nacional, os associados da Appai curtem como se não houvesse amanhã! Emmarço, rolou Alcione com o benefício Appai Agitô, e a associada Mariana Pereira marcou presença ao lado do marido e da sogra, que são beneficiários na Appai. Eles relataram que forammuitobemrecebidos e se surpreenderam com a experiência oferecida pela Associação. “Gostaria de agradecer por todo o empenho com seus colaboradores, a Appai nos proporciona shows e passeios incríveis. A nossa família adora, minha sogra é muito fã da Alcione”, elogia. Já a associada Maria Aparecida dos Santos conta que veio de Bangu para aproveitar o show da Marrom. “Sou muito fãdela! Antes quemcurtiamais os eventos da Appai eram a minha filha e minhas irmãs, agora eu que estou aproveitando! Confesso que nunca tive muita vontade de participar de atividades como essas, mas agora o interesse só cresce. Semana passada desfrutei de um passeio de barco (Tour Baía de Guanabara) e gostei muito. Agora eu não largo mais!”, garante a associada. Foto: Rio Scenarium / Diego Mendes

Revista Appai Educar Assista o vídeo exclusivo, que disponibilizamos no Appai On, mostrando como foi essa experiência dos associados no show da Alcione! Assista o vídeo exclusivo, que disponibilizamos no Appai On, mostrando como foi o show da Marisa Monte! ASSISTA AGORA Outro showque a Appai proporcionou aos associados foi o de Marisa Monte. E não podia ser diferente: foi sucesso garantido! A associada Teresa Cristina Batista conta que o processo de inscrição foi muito rápido e tranquilo. Ela, a filha e uma amiga foram comemorar o aniversário dela nesse show. “Ficamosmuito felizes emver uma artistaque nós admiramos muito! E tudo isso graças à Appai”. Alémdelas, a associada Teresa Rosário Dias tambémprestigiou a apresentação de Marisa Monte e conta que adorou a experiência. “É muito bom estar aqui. Obrigada, Appai, por essa vivência incrível através do Agitô”. Foto por Sachyn Mital em brazilianpress.com Foto/reprodução Instagram

Revista Appai Educar Outra opção do benefício é aproveitar o Agitô Club, super recomendado pelo associado Mohammed Ali Taysir. “Ótimaopçãopara casais eparaquem tem filhos. Tem uma bela paisagem. É possívelaproveitarapraia,depoissentar, comer e bater papo no local, além de ser bastante confortável e ter um parquinho para as crianças. Parabéns por mais essa opção para os associados”, afirma. Já Claudia Maria Salles Perelli recomenda os eventos como a feijoada da Appai e o Rio Scenarium, que proporcionaram momentos muito especiais coma sua família. “Minha mãe tinha ficado viúva e no evento pudever ela sorrindo, dançandoe curtindo muito”, lembra. Danças E por falar emdançar e curtirmuito, os associados que participamdas atividades do benefício Danças sabem muito bem o que é isso! A associada Catia Barboza da Silva participa da dança presencial e conta que desde então se sente outra pessoa. “Adança faz comquevocêconheçaoseucorpo e te leva para vários lugares. Obrigado, Appai, por proporcionar a saúde do corpo e da mente. Vocês são nota 1.000!”, elogia Catia. Foto: De volta às pistas no Rio Scenarium / Diego Mendes

Revista Appai Educar Programa Saúde 10 Quando falamos em cuidar do corpo e da mente, muitos associados contam as suas experiências com a equipe multidisciplinar do Programa Saúde 10. Um exemplo disso é a experiência do Antônio Vlademir da Silva Rates, que afirma que foi através da Appai que teve consciência da responsabilidade com a sua saúde. “Esse processo se deu depois de frequentar vários ciclos de palestras com profissionais na área de saúde, orientando-me para aquisição de longevidade ao conhecer hábitos alimentares, processamentos de alimentos industrializados, identificação dos benefícios no material oferecido no mercado para consumidores e consciência orgânica namelhora da qualidade de vida. Tudo isso alinhado à prática de atividade física proporcionada pela própria Appai aos associados”, explica.

Revista Appai Educar Priscilla Soares da Cunha é outra associadamuito satisfeita comoPrograma Saúde 10. “Ter a oportunidade de encontrar a equipe multidisciplinar nas tendas das corridas é muito importante.Possoverificarcomoestáminha pressão e batimento cardíaco antes e depois da prova. Além de darem instruções e tirarem dúvidas para os associados também. É um programa importante, principalmente por ser multiprofissional. É bom quando disponibilizamprotetor solarerepelente. Sempre cuidando da saúde e bem-estar dos associados”, pontua Priscilla.

Revista Appai Educar Revista Appai Educar Não poderíamos falar de Appai sem falar de educação! Na Revista Appai Educar, o associado pode enviar o projeto que desenvolve na escola e com isso incentivar outros educadores adesenvolverem algo parecido ou inspirá- -los em um novo projeto. Além disso, o leitor tem acesso a conteúdo atuais sobre diversos assuntos como educação, tecnologia, meio ambiente, saúde emuitomais! Oprofessor eassociado, EduardoMadeiro, afirma que a Revista Appai Educar tem uma característica desempre trazer informaçãode formadescontraída,leveeantenada sobre o que está acontecendonaatualidade.“Valeressaltarquearevistasempretraz matérias que nos dão voz, fomentam a troca de experiências e servem de inspiração paranovosprojetos”, explica. O também professor e associado, Geilson Almeida, ressalta que a Revista Appai Educar contribui para melhorar oprocessode aprendizagememostra comoutras experiências publicadas que é possível inserir um componente novo em sala de aula. “A importância que a revista temem suas publicações, incentivando, orientando, educando e principalmente sendo necessária sua contribuição que assume o papel educativo, é essencial para os discentes e docentes”, garante.

Revista Appai Educar Educação Continuada e EAD Ainda no pilar educação, a participação dos associados nas palestras, lives, eventos e cursos dos benefícios Educação Continuada e EAD Appai é sempre algo incrível. Com professores engajados e prontos para aprender ou aprimorar um assunto novo! Umexemplo disso é a associada Océlia Lima Sousa Cunha, que é muito grata pela formação continuada oferecida pela Associação. “É commuita alegria que venho agradecer a nossa querida Appai. Pensando sempre nos professores e na educação de excelência. Appai e seus grandes colaboradores e parcerias de qualidade”. A também associada Celiane Farias da Silva se sente motivada com o conhecimento adquirido através dos cursos da Associação. “Obrigada, Appai. Valeu pelo conhecimento e pela troca! Appai sempre incentivando os professores com educação continuada de excelência. Foram 100 horas no curso Interfaces entre Neurociência, Educação e Saúde. Amei!”, afirma Celiane. Para saber mais sobre a utilização de cada benefício, leia atentamente o regulamento e mais informações no Portal do Associado. Foto: Pós-graduação emNeurociência e EducaçãoOtimizada / DiegoMendes

Revista Appai Educar Professor, quer ver seu projeto pedagógico publicado na Revista Appai Educar? Envie um e-mail para redacao@appai.org.br e nos conte sua metodologia. Estamos ansiosos pelo seu material! Clique aqui e envie

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=