Revista Appai Educar - 143

De escritores para atores de programa de rádio A Escola Municipal José de Alencar, localizada em Laranjeiras, também já desenvolveu um projeto sobre o rádio. Idealizado pelas professoras de Artes Cênicas, Célia Damiana, e de Língua Portuguesa, Isabela Gouvêa, os alunos desenvolveram e escreveram novos finais para as fábulas “A cigarra e a formiga”, “A coruja e a águia” e “O velho, o menino e o burro”. Além disso, fizeram desenhos, ilustraram as novas histórias e criaram uma fotonovela. E todo esse material se transformou em um livro. A partir dessa primeira etapa do projeto, por que não investir emumprograma de rádio, permitindo que os alunos se tornassemnarradores e atores das próprias histórias que escreveram? “É uma outra mídia, trabalha coma entonação e comos distintos gêneros textuais, alémdemostrar que a narrativa do rádio é diferente daquela que você redige para o livro”, comenta a professora Isabela Gouvêa. Esse novo desafio foi uma oportunidade de os estudantes trabalharem os seus recursos vocais, através de interpretação, dramatização e percepção. A docente de Artes Cênicas ensinou a eles o que era um texto radiofônico. O principal objetivo desse projeto foi trabalhar a autoestima, a valorização, a organização, a independência e principalmente a confiança. “Cada aluno é capaz, porém muitos não sabem usar isso a seu favor. E cabe a nós com o trabalho pedagógico mostrar-lhes a importância que têm e, acima de tudo, que devem acreditar em si próprios”, afirma Damiana. O programa foi gravado no estúdio da Amarc Brasil (Associação Mundial de Rádios Comunitárias). Os alunos escreveram as histórias

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=