Revista Appai Educar - 143

Surgem as emissoras comerciais Como nos dias atuais, a evolução ou revolução, independente da área, não vem sem o maciço apoio das políticas públicas e privadas, e com o rádio não foi diferente. “Com a ascensão radiofônica, mesmo ainda em tímida escala de audiência, principalmente por parte dos menos favorecidos, surgem as emissoras comerciais, como a Mayrink Veiga, com programações mais populares. Ao mesmo tempo em que os aparelhos barateavam já dando acesso à classe média mais alta. Com o surgimento desses empreendimentos, fica impossível à pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro concorrer com as demais e manter seus custos. Roquette-Pinto, então, lhe entrega em doação para o Ministério da Educação e ela é rebatizada de Rádio MEC, que está no ar até hoje, uma das mais antigas do mundo em pleno funcionamento”, explica Ferreira. A partir dos anos 1930, com a regulamentação da publicidade no Brasil, a rádio tornou-se, se não a referência, um dos veículos mais acessados pela comunicação publicitária. Contudo, a entrada da TV em nosso meio, nos lares, mudou o cenário do veículo, da mesma forma que, com a chegada da internet, transformaram-se os hábitos de consumo dos programas de televisão. 1930: o rádio tornou-se, se não a referência, um dos veículos mais acessados pela comunicação publicitária. A chegada da TV na Era Rádio Todavia sabemos que é difícil não haver essa comparação entre um veículo e outro, mesmo sabendo que cada um deles, embora sendo de comunicação de massa, tem suas peculiaridades e particularidades, isso sem falar no tipo de público. Porém, o que vale ressaltar é que a TV já surgiu comercial e em geral as emissoras apareciam como braços de rádios já consolidadas e de grande faturamento e audiência, como a Tupi, do pioneiro Assis Chateaubriand, e a Record, de São Paulo, conforme aponta Luiz André. “Quanto ao surgimento da concorrência de outras mídias, o rádio é o mais ‘camaleão’. Se adaptou, se renovou e resistiu ao surgimento de todas as outras: foi assim com a chegada da TV, com a popularização dos discos e agora, quando todos pensavam que iria padecer com a internet, é dos tradicionais o que mais rápido se reposicionou, com as instalações de câmeras nos estúdios, desenvolvimento de sites corporativos complementares, oferecimento por streaming e principalmente os podcasts, que nada mais são do que produtos radiofônicos trabalhados em outro formato, mas com a linguagem e estrutura genuinamente do rádio”, argumenta.

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