Revista Appai Educar - 143

é relembrar a primeira transmissão histórica das comemorações da Independência, realizada pela rádio Sociedade em 1923. Enquanto essa emissora focava em um eixo educativo, com aulas de disciplinas escolares na programação, a Mayrink Veiga se dedicava ao chamado rádio espetáculo. O rádio como apoio educativo De acordo com um dos nossos convida-d os, o jornalista e radialista Luiz AndréFerreira, a virada de chave revolucionou a transmissão radiofônica no Brasil, que num primeiromomento surgiu apenas para ter um viés instrutivo.“O rádio nasceu nomodelo educativo, basta saber que esse era o lema de Roquette-Pinto. ‘Rádio – a escola de quem não tem escola’”, recorda Luiz André, acrescentando que ter uma emissora educativa fazia parte de um plano maior do que apenas entreter, mas, sobretudo, alfabetizar, letrar os muitos brasileiros basicamente semialfabetizados. “Pouquíssimas pessoas que sabiam ler. No entanto, como a tecnologia era nova e em pequena escala industrial no mundo, o aparelho era muito caro. Dessa forma só os muito ricos tinham acesso. E esses eram os únicos que já podiam também dispor do ensino. Com o tempo, o Brasil rural começava a dar os passos da modernização perpassando ainda pelo período Vargas e a inspiração que adotou a partir da experiência alemã de controle através da comunicação. Sendo assim foram sendo permitidos os primeiros comerciais através de mudanças na legislação e incentivos para o desenvolvimento”, destaca Luiz André.

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