REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 35 Brincadeiras de crianças, como é bom! A letra da música, “Brincadeira de criança”, do grupo Molejo, talvez mostre de forma lúdica como o brincar é tão prioritário na vida da criança e na memória do adulto. Essa ação é tão vital no desenvolvimento cognitivo dos pequenos que, em 1999, durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim –, foi criado o Dia Internacional do Brincar. De improviso Criar personagens e sonhar commundos fantásticos. Tudo isso é importante para desenvolver a criatividade dos pequenos. Contribui, inclusive, para a resolução de problemas. Para tornar a narrativa ainda mais empolgante, que tal testar a capacidade de improviso de vocês dois? Separe figuras de objetos, paisagens, cores, alimentos e animais, que podem ser desenhadas ou recortadas de revistas. Brincar, guardar, brincar Enquanto seu filho brinca, insista para que ele se envolva em um jogo por vez, o que contribui para a concentração. Não quer mais jogar boliche? Hora de colocar os pinos na caixa para só depois começar uma brincadeira nova. A partir dos 2 anos, seu filho pode ajudar a guardar o brinquedo que estava usando antes de pegar um outro, pois assim ele desenvolve também o senso de organização. Saiba mais dicas na Revista Crescer. Pergunte sempre Ao buscar seu filho na escola, você diz: “Como foi seu dia?”. E ele responde: “Legal”. Não era exatamente o que você queria ouvir, certo? Para fugir das respostas genéricas, elabore as questões de maneira que a criança precise expressar o que pensa e justificar sua resposta. Pergunte: “O que você fez de mais legal na escola hoje?”. E ela será obrigada a desenvolver um raciocíniomais elaborado, exigindo que trabalhe habilidades linguísticas e lógicas. Aos 3 anos, ela já consegue relatar experiências pelas quais passou e dizer se foram boas ou ruins.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=