REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 17 Uma semana depois, a escola recebeu o jornal impresso. O suplemento mereceu chamada na capa. Gritos, palmas, parabéns e muita emoção com o resultado. “Nosso trabalho estava pronto e em forma de jornal! Era o esforço de um grupo, do 5º ano, mas com a participação de colegas, professores e alunos das outras classes. Processo de ensino e aprendizagem gerando emoção e garantindo conhecimento”, enalteceu. A turma foi de sala em sala para entregar o periódico para cada aluno, mas o trabalho não parou. Eles ainda fizeram um cartão de agradecimento para o jornal parceiro, torcendo para que o projeto tomasse corpo em outras escolas, para divulgação dos seus trabalhos. De acordo coma professora, para executar o projeto buscou-se a Proposta Curricular, fonte interna da escola emque estão determinados os conteúdos de trabalho para cada ano. Também foramestudados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as diretrizes da parte linguística, gramatical e ortográfica dos gêneros textuais que seriam trabalhados. Foramutilizados ainda livros sobre didática, avaliação e estratégias de ensino. O boneco é uma prova impressa do seu arquivo, simulando, de forma aproximada, como ele deve ficar em seu formato final (ou seja, impresso). O boneco é usado para identificar e prevenir falhas que não foram ou não poderiam ser identificados sem a geração de um “protótipo”. PARA AGREGAR AINDAMAIS SUA ATIVIDADE Para completar as sugestões, explique aos alunos quais são as etapas do jornalismo e os cuidados seguidos para produzir uma notícia. Oriente-os para que prestem atenção aos termos: PAUTA: Relação de assuntos ou temas que nortearão o trabalho jornalístico. Em geral, a pauta é definida em uma reunião a partir da qual o jornalista começará a executar sua atividade de apuração e checagem. Pode surgir a partir de um fato, de uma pista passada por alguém ou mesmo da curiosidade do repórter. FONTE: Portadores de informação consultados pelos jornalistas para elaborar reportagens. Podem ser autoridades, especialistas ou mesmo documentos, dados e gráficos. As fontes transmitem as informações aos repórteres e, no caso de pessoas, podem ou não ser identificadas (quando a identidade da fonte é preservada, para evitar retaliações, por exemplo, chamamos de fonte “em off”).

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