Revista Appai Educar - Ed 139

Revista Appai Educar 19 É possível falar sério de forma lúdica Os alunos da Escola Estadual Dr. Leôncio Gomes de Araújo, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife, assistiram em casa uma reportagem em que o cientista Stephen Hawking, falecido em 2018, afirmava que emmil anos a Terra se tornará inóspita devido à degradação ambiental e que os seres humanos terão de migrar para outro planeta (hipótese em que o empresário Elon Musk já vem trabalhando com a ideia de explorar Marte a partir de 2025). Os estudantes acabaram levando esse questionamento para a sala de aula. A professora de matemática e física Vanessa Delfino viu na dúvida dos alunos uma oportunidade de discutir a questão ambiental com o Ensino Fundamental II e criou um projeto para conscientização sobre os problemas ambientais causados por seres humanos, seus impactos e as atitudes que podem mudar essa realidade. Com base em pesquisas, debates e até uma visita ao planetário, os estudantes buscaram entender o que torna um planeta habitável ou não. Depois, foram ao entorno da escola para descobrir o que os moradores entendiam sobre o tema. O resultado, elaborado em gráficos, foi apresentado à comunidade escolar. “Eles queriam saber o que podemos fazer para consertar nosso planeta, porque para eles não é certo abandonar a Terra. Eles querem poder continuar morando aqui”, disse. A exemplo do projeto da professora Vanessa, é possível trabalhar o aquecimento global de forma interdisciplinar e com várias abordagens possíveis. Um ponto fundamental é que os alunos compreendam como os dados que embasam os estudos sobre o tema são gerados e também testemmétodos científicos para obter essas informações, a fim de compreender que conhecimento é algo construído, não achado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=