REVISTA APPAI EDUCAR 138

Revista Appai Educar 29 Para os níveis posteriores, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é a melhor escolha. O projeto induz e fomenta a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para docentes em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade do ensino básico no país. Já o Pró-letramento é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental. O programa é realizado em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Além deles, tem o Gestar II, um programa de gestão da aprendizagem escolar que oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do Ensino Fundamental em exercício nas escolas públicas. A qualificação contém carga horária de 300 horas, sendo 120 presenciais e 180 a distância (estudos individuais) para cada área temática. O projeto inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. Para ter acesso aos cursos, digite: portal.mec.gov.br/formacao e solicite a adesão com a sua direção escolar.

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