Adobe Photoshop PDF

11 Revista Appai Educar As anotações podem ir muito além dos rabiscos com a caneta, podendo ser acrescidas de fotografias, vídeos e gravações de voz que resgatam as atividades feitas em classe, servindo como objeto de investigação sobre o próprio trabalho e o desenvolvimento da garotada. “O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz emsala”, diz Cleide do Amaral Terzi, consultora e especialista em Educação. Além de possibilitar a quem leciona tomar consciência de suas ações e das características e da trajetória dos alunos, a ferramenta dá subsídio para avaliá-los adequadamente e identificar as propostas mais eficazes para o aprendizado. Cada um desses recursos tem características específicas e todos podem e devem ser usados embenefício do trabalho pedagógico, pois se completam. Escrever é uma maneira de não deixar passar elementos que chamaram a atenção na dinâmica da aula, como observações sobre o desenvolvimento das propostas, a adequação delas ao planejamento e o alcance dos objetivos. Com as fotos, é possível investigar a criança e suas experimentações. Já os vídeos auxiliam o professor na tematização da própria atuação com os alunos e, assim como o áudio, recuperam as intervenções realizadas e o efeito delas no aprendizado dos estudantes.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=