Revista Appai Educar nº 126 On-line

Revista Appai Educar 9 A inspiração é algo inesgotável, que o diga a professora Mytse Andréa Sales de Melo Nogueira que idealizou o projeto: Operação carne forte: estudo dos nutrien- tes a partir da carne , junto aos alunos do 8º ano da Escola Municipal Prof. Joaquim de Freitas, em Quei- mados, a partir da repercussão de uma operação investigativa deflagrada pela Polícia Federal. O grande impacto midiático da Operação Carne Fraca, que atuou na denúncia de comercialização de carne adulterada e estragada – bem como no uso de produtos químicos, como a vitamina C, para mascarar aspecto ruim dos produtos –, despertou o olhar da professora de Ciências e Biologia que enxergou no caso um excelente gancho para trazer mais sentido para as aulas de sua disciplina. Reunida com a turma, Mytse pediu aos alunos que acompanhas- sem mais de perto os noticiários, e a partir dali transformou a sala de aula em um minilaboratório. Coube aos estudantes pesquisar e inves- tigar supostas adulterações de alimentos, como salsichas e presuntos, através de experimentos que identificavam a presença dos nutrientes – amido, vitamina C, proteínas, entre outros. Para que tudo saísse da forma esperada, a professora conta que, além da busca por mais informações acerca do assunto, os alunos abri- ram espaços de debate sobre todas as questões envolvidas na ação. O que resultou em um dossiê, ou melhor, uma exposição para a escola com toda a sequência didática aprendida, conta a docente. Dessa forma, todos os alunos puderam observar todos os grupos de nutrientes, sempre com a mesma dinâmica, uma vez que os expe- rimentos foram realizados num “laboratório” improvisado na sala. “Por exemplo, numa aula utilizei a reportagem que falava sobre o uso de vitamina C para mascarar a carne estragada. Então usei como ponto de partida e sondagem os conhecimentos prévios dos alunos e eles fizeram a identificação da vitamina C em diversos alimentos”, explica a Mytse. Experiência criativa Ao falar sobre como uma experiência criativa pode impactar posi- tivamente o desenvolvimento dos alunos, a professora de Ciências afir - ma que, ao substituir as aulas tradicionais sobre nutrientes por uma se- quência de temática instigante, de grande repercussão nas redes sociais e telejornais, e, sobretudo, algo relacionado ao cotidiano deles, facilitou a apropriação dos conteúdos curriculares. “A meu ver, o principal resultado do projeto foi trazer sentido para o conteúdo das aulas de Ciências, tornando-as atrativas e interessantes para os alunos”, afirma a docente relembrando que houve outros ganhos, como, por exemplo, a oportunidade de tornar a sala de aula um espaço de reflexão, de discussão ética, de destacar o valor ativo da sociedade com conteúdos relevantes também dos pontos de vista social e científico.

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