Revista Appai Educar nº 126 On-line

10 Revista Appai Educar Um outro ponto estudado pelos alunos foi a importância das embalagens utilizadas nos produtos Foto: Imaculada rede de educação “Os alunos puderam observar todos os grupos de nutrientes, sempre com a mes- ma dinâmica, uma vez que os experi- mentos foram realiza- dos num ‘laboratório’ improvisado na sala.” Uma nova leitura Considerando a BNCC, o projeto também traba- lhou competência como a leitura a partir da sequência temática instigante colocada para os estudantes. De acordo com a professora, o fato de usar um factual de grande repercussão em todas as mídias sociais como inspiração permitiu aos alunos a aproximação com a linguagemmais irônica dos memes, tão presente no dia a dia dos jovens. “Apesar de não ser um projeto de estímulo à leitura, acredito que ele possa incentivar, a partir da curiosidade dos muitos textos que usamos nas aulas, o campo jornalístico-midiático. Além dos textos não escritos que são as imagens estáticas dos memes. Etapa de avaliação A etapa avaliativa é sempre um fator inquie- tante para os estudantes. Ciente disso, a professora lançou mão do método colaborativo. “Avaliei os alunos em cada etapa da sequência através de sua participação colaborativa nos grupos, produção indi- vidual, avaliação escrita bimestral e na elaboração do material da exposição”, destaca a educadora que, a partir de janeiro desse ano, assumiu a Subsecretaria de Assuntos Pedagógicos da Semed Queimados.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=