Escola: Local para otimizar o aprendizado

A 31ª Conferência Anual do NSDC - organização de aperfeiçoamento profissional com sede em Ohio, nos Estados Unidos - reuniu, aproximadamente, 3 mil educadores e profissionais da área de Educação de todo o mundo. Na conferência, os especialistas concluíram que somente será atingido um melhor aproveitamento pelos alunos quando todos os profissionais envolvidos com a Educação mantiverem-se em contínuo e regular processo de aprendizado. A máxima é aprender e reciclar sempre. E o lugar apropriado para essa ação, segundo Michael Fullan, reitor do Instituto de Educação da Universidade de Toronto, e Dennis Sparks, diretor-executivo do NSDC, é o próprio local de trabalho.

A idéia funciona da seguinte forma: o bom cirurgião melhora sua técnica não apenas operando pacientes, mas observando colegas mais experientes em ação. Onde? No hospital, é claro! O mesmo se aplica aos dentistas, que buscam praticar em consultório de profissionais mais experientes e, também, aos mecânicos, corretores, advogados, administradores e pesquisadores. Por que não ao professor ?

Reduzir as diferenças

O canadense Fullan e o norte-americano Sparks estão angustiados com a distância, cada vez maior, entre as exigências da chamada sociedade do conhecimento, na qual só sobrevive quem é capaz de relacionar, interpretar e utilizar as informações, e a capacidade que as escolas vêm demonstrando de preparar os alunos para esse "admirável mundo novo" Mesmo sendo o Canadá o primeiro colocado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - ranking que avalia a qualidade de vida oferecida aos cidadãos - e os EUA o oitavo colocado, em ambos os países o salário médio na Educação básica varia de 4000 a 5000 dólares.

 

Vale lembrar que o Brasil está em 76º lugar no IDH e paga, em média, 200 dólares às mesmas funções. Justamente por isso, temos de nos apressar em reduzir as diferenças.

Proposta de Richard DuFour para Criação da Escola de Eterno Aprendizes

Segundo DuFour, superintendente de Educação no Estado Americano de Illinois, para a criação da escola de eternos aprendizes é necessário seguir alguns passos: ajudar a equipe a definir seu rumo, criar condições para os professores se reunirem, facilitar e apoiar a aprendizagem e instituir uma cultura de sucesso.

A vantagem de "embutir" as atividades de aperfeiçoamento na escola é que a aprendizagem ganha um caráter de processo, e não de eventos pontuais deslocados da realidade e dos problemas cotidianos. Alguns projetos de capacitação desenvolvidos pelo Ministério da Educação aqui no Brasil, como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais, são bons exemplos de programas que caminham nessa direção.


Júlio César da Costa
Diretor-Presidente da Appai

Jornal Educar

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