Volta às aulas: aprenda a usar as ferramentas Google para professores

Através do Benefício EAD Appai, você tem acesso a uma série de recursos que vão ajudá-lo nas aulas de ensino remoto. Saiba mais!


Professor, você está voltando às aulas essa semana e ainda não sabe usar todas as funcionalidades do Google ligadas à educação? Não se preocupe! A Appai – através do Benefício de EAD – disponibiliza recursos para você aprender e dar um show nas suas aulas. Um deles é um curso que vai aprofundar seus conhecimentos sobre o Google especificamente na área da Educação, mostrando, com situações práticas, como usá-los em aulas on-line. Descubra as novidades!

 

Google para professores

A Appai desenvolveu para o professor, através da plataforma do Benefício de EAD, a série Ferramentas Google para Professores – Nível Avançado. O intuito é aprofundar os conhecimentos sobre o Google Documentos, Google Formulários, Google Apresentações e o Google Sala de Aula, mostrando, com situações práticas, como usá-los em aulas on-line. A série é dividida em 4 aulas e tem uma carga de 40 horas.

Você não vai perder essa oportunidade, né? Para saber mais sobre o curso, basta acessar o Portal do Associado e buscar por “Ferramentas Google para Professores” na plataforma do Benefício de EAD.

 

Evento mundial do Google

Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, a especialista em formação de professores e consultora da Appai, Andréa Schoch, participou de um evento em nível mundial, o Learning With Google, que aconteceu dia 17 para as Américas, 18 para a Europa e 19 para a Ásia. Por conta do isolamento social e para facilitar a conexão entre as diferentes partes do mundo, o evento foi realizado por meio virtual, com transmissão ao vivo.

Andréa garante que o evento foi excelente! Foi composto por histórias inspiradoras de professores do mundo todo que estão usando as ferramentas Google para repensar o processo ensino-aprendizagem, além de toda a equipe do Google For Education. Andréa ainda destacou os momentos mais marcantes do evento. Confira!

As boas-vindas foram feitas por Sundar Pichai, CEO, Alphabet (organização que abarca o Google), com seu depoimento bastante inspirador: “O aprendizado sempre foi o centro de nossa missão de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis para quem está aprendendo profundamente conectado. Tenho orgulho de poder ajudar a mais de 150 milhões de alunos, educadores e líderes escolares em todo o mundo, por meio do Google Sala de Aula. Na pandemia foi preciso aprender e ensinar de qualquer lugar”.

Na sequência, para falar sobre Aprendizado pelo Google, entrou Ben Gomes, Senior Vice President, Learning and Education, Google. Em um trecho marcante da sua fala, ele conta que teve professores que inspiraram a sua curiosidade precoce e apontou que não há o que substitua o poder de um bom educador; mas a tecnologia nos oferece mais ferramentas, mais recursos para ajudar no processo ensino-aprendizagem e assim potencializar aprendizagens. O objetivo é ajudar as pessoas a se transformarem para que concretizem todo o seu potencial.

Avni Shah, Vice President, Education, Google, se apresentou abordando o compromisso do Google com a educação. Ela contou que em 2020 a empresa, como um todo, uniu forças para potencializar a sua atividade nessa área para oferecer o melhor da tecnologia, para turbinar escolas, universidades e demais espaços de aprendizagem, incluindo os dirigentes desses diferentes espaços. Preocuparam-se em dar suporte ao ensino híbrido, lançando dezenas de produtos e novos recursos, tais como redação inteligente, correção automática, citações integradas.

Laura Allen, Head of Strategy, Disability & Inclusion, Google, trouxe um tema de grande relevância para os profissionais de educação: a inclusão por meio da acessibilidade, via tecnologias assistivas. Interessante é que ela é portadora de baixa visão, por isso, tanto ela quanto o Google acreditam que construir com pessoas e para pessoas com deficiência deve ser a regra. Ela aponta que, usando uma conta Google, é possível ajustar as configurações gerando, assim, acessibilidade.

A consultora da Appai ressalta que o céu é o limite, mas a equipe do Google que se apresentou no evento deixou muito claro que a tecnologia só faz sentido pelo que as pessoas podem criar com ela.

 

E não para por aí…

Além dos cursos disponibilizados pela Appai, os benefícios Revista Appai Educar e Educação Continuada vão se unir no início do mês de abril para realizar uma live exclusiva! Eles vão dar dicas de como utilizar a plataforma da melhor maneira possível e responder dúvidas ao vivo. Fique ligadinho em nosso site, pois em breve vamos divulgar mais informações sobre a transmissão!

Convidamos você também para ler a nova edição do Benefício Revista Appai Educar. Lá você encontra esses e outros temas ligados à educação. Confira: https://www.appai.org.br/appai-educacao/revista-appai-educar/


Por Jéssica Almeida
Foto: Banco de imagens gratuitas Freepik.


Podemos ajudar?