Transmissão ao vivo do 5° Encontro Appai de Educação bate recorde de visualizações

O evento contou com participação de palestrantes internacionais e plateia virtual


O evento educacional mais aguardado do ano se consolida como sucesso absoluto entre o público especializado. No último dia 29 de outubro, o 5º Encontro Appai de Educação, pela primeira vez realizado completamente de forma on-line, foi visualizado por quase 40 mil pessoas no Youtube e Facebook. Com o tema “Histórias que inspiram em tempos de isolamento social”, a edição 2020 brilhou ainda mais com a participação dos associados que se tornaram de casa a plateia virtual.

Já na abertura, uma participação internacional. A engenheira brasileira que está vivendo na China, Valéria Vicenti, nos trouxe informações quentinhas de como tem sido o período pandêmico exatamente no local onde foram registrados os primeiros casos.

No primeiro bloco, ainda tivemos a participação de Rodolfo Bertolini, empreendedor e educador, que criou duas startups e assumiu a diretoria executiva do Centro Universitário Celso Lisboa; Antônio Gois, colunista educacional do jornal O Globo; e a pedagoga e especialista em EAD, Márcia Aguiar, num papo superdescontraído sobre as novas formas de ensino que estão mexendo na estrutura clássica de aprendizagem.

Ainda nesse primeiro momento, tivemos homenageados que se destacaram na mídia, como a professora Maura Cristina Silva, a criadora do “kit abraço”, que viralizou nas redes sociais. Ela pensou em uma forma de poder voltar a abraçar os pequenos, após meses de contato apenas virtual. Foi aí que teve a ideia da ação: o conjunto possui uma capa de chuva, máscaras, luvas e álcool em gel. E, com total segurança, ela visitou a casa de seus 43 alunos e matou a saudade daqueles que faziam parte da sua rotina diária.

O professor Luiz Felipe Lins foi um dos vencedores em 2020 do Educador Nota 10, uma tradicional premiação realizada pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Só que neste ano os projetos foram votados também através da hashtag #EsseProjetoé10, o que permitiu que ele fosse escolhido, com o bem-sucedido projeto “Geometria em Construção”.

Outro homenageado foi Valdo Luiz. O gari sorridente que viralizou nas redes sociais por aparecer dançando com a vassoura, ao som de “Flor de Lis”, de Djavan, que estava sendo interpretada por um artista de rua no centro do Rio de Janeiro.

E, no encerramento deste bloco, tivemos uma mensagem especial da atriz Flávia Monteiro, que interpretou a querida tia Carol na novela “Chiquititas” no final dos anos noventa no SBT. Ela dedicou o momento a todos os professores associados da Appai. Confira:

 

E o 5º Encontro Appai de Educação não termina por aí

Na segunda parte do evento, tivemos a participação de Pedro Salomão, empreendedor especializado em Sociologia Político-Cultural (PUC-RJ), autor dos livros “Empreendendo Felicidade”, “Lyderez” e, o mais recente, “Valor Presente”. Além disso, ele é fundador da Rádio Ibiza e já fez mais de 1.000 palestras pelo Brasil. Outro convidado foi o animador cultural, produtor cultural e professor de literatura João Corujão, que é criador e curador executivo da única vigília semanal de poesia e libertação dos livros do continente americano, realizada há 15 anos.

Ainda, a professora de medicina especialista em biologia do sono, Bruna Del Vechio; Wandy Cavalheiro, especialista em branding, que atua há mais de 35 anos na área educacional e é sócia fundadora da Per CreareBranding e Gestão de Marcas e Per Creare HuntingEducacional, onde atua, desde 2002, como diretora executiva; e a headhunter Cristiane Paladino, que possui mais de 15 anos de experiência em recrutamento executivo e é sócia da Experts Recruiting Partners, com sólida experiência em gestão estratégica de recursos humanos, plano de cargos e salários, cultura organizacional e gestão de mudança.

No momento dos homenageados tivemos Ana Cláudia Abreu, contadora de histórias, escritora, professora e estudante na Escola Portátil de Música. Ela foi finalista no Prêmio Educador Nota 10 em 2019 com o “Projeto Lê Comigo!”, uma iniciativa de literatura que impactou a escola, transformando-a em uma comunidade leitora.

Nessa mesma sintonia literária, a professora Priscila Cruz, autora do livro “Ouvi Chover Poesias”, criou o projeto de leitura De Conto em Conto, que desde 2017 promove leitura, interpretação coletiva de textos e atividades interativas entre professores e estudantes de uma unidade de ensino da Zona Norte da cidade. A iniciativa deu tão certo que virou um documentário lançado nas plataformas digitais do projeto.

E, para encerrar, a participação da atriz Fafy Siqueira com seu espetáculo divertido imitando uma senhora portuguesa sem papas na língua.

 

Nas redes sociais tivemos mais de 2 mil compartilhamentos, mais de 32 mil pessoas alcançadas no Facebook e mais de 5 mil visualizações no YouTube, o que torna o 5º Encontro a live de educação mais visualizada de todos os tempos no YouTube da Appai. E, além de participarem como plateia virtual, os associados também estavam animados interagindo nos comentários.

 

E se você não viu, pode rever tudinho de novo aqui!

1º BLOCO

 

2º BLOCO


Por Richard Günter


Podemos ajudar?