Se hospede no Centro do Rio e aproveite os atrativos da região

Conheça o novo parceiro do benefício Boa Viagem e descubra as opções de lazer e cultura que a Appai oferece por aqui!


Se hospedar no Centro do Rio de Janeiro oferece diversas vantagens, principalmente pela localização e fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade, além da excelente infraestrutura de transporte, com estações de metrô, VLT e pontos de ônibus. Além disso, o Centro é conhecido por sua rica história e arquitetura, com prédios icônicos, museus, espaços culturais, igrejas e restaurantes. Descubra a nova opção de hospedagem oferecida pela Appai e faça agora mesmo a sua reserva!

 

Novidade no Boa Viagem

O Hotel Ibis Budget, no Centro do Rio de Janeiro, é o novo parceiro do benefício Boa Viagem. Aproveite as vantagens de se hospedar na região central e descubra os eventos e atividades oferecidas pela Appai no entorno. Quem sabe você não consegue conciliar os programas e aproveitar ainda mais a hospedagem!

 

Atividades oferecidas pela Appai na região

A Appai oferece inúmeras possibilidades de lazer e cultura na região! Entre elas os roteiros do benefício Passeio Cultural, como o Da escadaria Selarón à Cinelândia, onde você pode conhecer importantes pontos turísticos do Centro do Rio. Esse roteiro tem início na Catedral Metropolitana de São Sebastião, um dos cinco monumentos mais visitados da cidade. De lá, segue para os Arcos da Lapa, Escadaria Selarón, Passeio Público e Cinelândia, a “Broadway” do Rio de Janeiro no início do século passado, cuja diversidade arquitetônica de seus prédios justifica o título “Capital Mundial da Arquitetura”, fornecido pela UNESCO.

Arcos da Lapa – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Outra opção é aproveitar o passeio Pequena África e entender a riqueza dessa herança que está presente em cada cantinho da cidade e muitas vezes passa despercebida no nosso dia a dia. Nesse roteiro, o associado vai conhecer a história da herança africana, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o cemitério dos Pretos Novos, os Jardins Suspensos do Valongo, o Cais do Valongo e da Imperatriz, o Memorial dos Pretos Novos e o Centro Cultural José Bonifácio.

O roteiro Caminho de Tiradentes também é uma ótima opção de passeio! Ele se inicia no Palácio Tiradentes, segue até o Largo da Carioca, Praça Tiradentes e Igreja Nossa Senhora da Lampadosa, edificação pequena em estrutura, mas grande em importância histórica, por ter sido o local em que Tiradentes realizou a última oração antes da sua execução. O passeio continua até o imponente Real Gabinete Português de Leitura, considerado uma das vinte bibliotecas mais lindas do mundo, tal sua grandiosa arquitetura e elegância.


Real Gabinete Português de Leitura Foto: Rafael Catarcione | Riotur 

E para quem gosta de conhecer pontos turísticos por um ângulo diferente, a opção é o Tour Baía de Guanabara. Nesse roteiro, o associado participa de uma volta marítima pela Baía de Guanabara, conhecendo lugares como: Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Ilha Fiscal, Centro do Rio, Marinha do Brasil, Museu do Amanhã, Ilha das Enxadas, Ilha das Cobras, Ponte Rio-Niterói, Centro de Niterói, Museu de Arte Contemporânea, Praias de Niterói, Fortaleza de Santa Cruz, Forte da Lage, Forte São João, Urca, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo e Praia do Flamengo.

Além desses passeios, o associado pode curtir os eventos noturnos no Rio Scenarium, os shows no Teatro Riachuelo, os espetáculos no Teatro Glauce Rocha ou ainda as corridas de rua que exploram a região, como, por exemplo, o Circuito Rio Antigo. Para conferir a disponibilidade e regras das atividades citadas, acesse o Portal do Associado.

 

Outras opções turísticas e gratuitas* na região

Além das atividades oferecidas pela Appai, você também pode aproveitar as inúmeras opções turísticas da região, entres elas, o Boulevard Olímpico. Por lá você pode tirar fotos incríveis e aproveitar as atrações imperdíveis do local. Como o Mural de Etnias, uma obra de grafite assinada por Eduardo Kobra, um dos grandes grafiteiros e artistas plásticos brasileiros. O mural entrou para o Guinness Book como o maior painel de street art do mundo.

Ainda no Boulevard, você pode conhecer o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR). O primeiro conta com um acervo voltado para explorar as possibilidades no futuro, seja no âmbito das ciências ou das artes. Já o MAR possui um acervo com cerca de 8 mil itens voltados para a etnografia, com coleções Arte Indígena, Afro-Brasileira, Africana, Quilombola, Judaica, Islâmica, entre outras. Às terças-feiras a visitação é gratuita através do bilhete único dos museus (Museu do Amanhã + MAR). E o MAR tem entrada gratuita nos últimos domingos de cada mês. Acesse o site oficial dos museus e confira as regras para a gratuidade.

Próximo dali você pode embarcar no VLT, aproveitar a vista panorâmica e conhecer o CCBB. Um dos lugares com o calendário mais intenso de programações culturais e artísticas do Rio e com entrada gratuita. Além de ver as exposições temporárias, com temáticas variadas, o prédio do CCBB é uma construção do século XX com uma cúpula magnífica. O passeio pode render momentos inesquecíveis e belas fotografias.


Estação Parada dos Navios do VLT – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Coladinho ao CCBB tem o Centro Cultural dos Correios, nos três andares do espaço você encontra um teatro, uma galeria de arte e diversas salas de exposições. São mais de 3.500 metros quadrados, com um espaço externo com espelho d’água e uma concha acústica chamada de Praça dos Correios, onde são realizados shows e eventos ao ar livre.

Outro lugar imperdível é o Real Gabinete Português de Leitura. Uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, eleitas pela revista Time, em 2021, e, agora em 2023, pela Civitatis, líder em distribuição online de visitas guiadas. Além da beleza da arquitetura do interior da biblioteca – que faz sucesso nas redes sociais – o Real Gabinete tem valor incalculável tanto por sua história, como por seu acervo de livros e obras de arte.

O próprio Hotel Ibis Budget fica em frente à Praça Tiradentes, um ponto de referência no Centro do Rio de Janeiro e de grande importância histórica. Depois de conhecer a região, você pode seguir para os Arcos da Lapa e para a Catedral do Rio de Janeiro. Pontos turísticos imperdíveis e que chamam atenção pela imponência. O que não faltam são opções de lazer e cultura no Centro do Rio. Aproveite!


Por Jéssica Almeida

* O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) não oferecem entrada gratuita todos os dias, apenas às terças-feiras. Acesse o site oficial dos museus e confira as regras para a gratuidade.


Podemos ajudar?