Memória Olímpica Appai: 5 matérias que bombaram sobre o tema

Reunimos projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas de todo o Brasil e que podem servir de inspiração para você. Confira!


Para entrar no clima olímpico, reunimos as matérias que mais bombaram por aqui e podem te ajudar a trabalhar a temática em sala de aula. É isso mesmo! Fizemos um top cinco dos projetos mais incríveis divulgados na Revista Appai Educar. Tem um pouco de tudo: campeonatos, esgrima, lutas, recordes, curiosidades olímpicas e, claro, muito esporte e sugestões de atividades que promovem a expressão corporal e incentivam a prática esportiva. Confira!

 

1) Muito além do futebol

Já imaginou lutar esgrima em sala de aula? Foi isso que os alunos da Escola Municipal Professora Marisa Vargas Menezes fizeram! Além de vivenciar esse esporte olímpico, eles entenderam como essa prática na escola pode auxiliar na superação dos desafios e contribuir para o desenvolvimento disciplinar e para a formação cidadã do aluno. Para ler a matéria completa, clique aqui.

 

2) Dimensões do esporte

Você sabe a diferença entre esporte educacional, de rendimento, de participação e de formação? Na escola, o tema pode ser incorporado ao conteúdo curricular de diferentes áreas do conhecimento, e dentro de sua especificidade deve abordar os temas transversais. Para saber mais sobre os princípios socioeducativos do esporte educacional e os direitos da criança e do adolescente, leia a matéria completa aqui.

 

3) Parque Madureira também tem Olimpíadas!

O local escolhido para a realização do campeonato é o terceiro maior parque carioca, perdendo apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Trata-se do Parque Madureira, que tem mais de 90 mil metros quadrados de área e diversos atrativos, como quadras esportivas, pistas de skate e de cooper, além de um corredor verde com mais de 1.500 árvores. A competição foi montada no formato Sprint, uma das formas do esporte, praticada sempre em parques, bosques ou áreas urbanas, com percursos rápidos e poucos pontos de controle. Para saber mais, acesse aqui.

 

4) Jogos Olímpicos transformam escolas em arenas

De Atenas a Pequim e de Pequim a Nova Aurora. Esse foi o caminho percorrido pelos alunos de um colégio de Belford Roxo para apresentar o projeto idealizado pelos professores de Geografia e de Educação Física, cuja meta foi explorar os aspectos físicos, geográficos e econômicos dos países participantes das Olimpíadas. Ao longo da matéria, você também encontra diversos cards com curiosidades sobre os jogos. Quer saber mais? Clique aqui.

 

5) Cultura dos países medalhistas

Estudantes foram orientados a pesquisar sobre os diferentes aspectos da cultura dos países medalhistas. A ideia foi trabalhar o tema transversal “Pluralidade Cultural” e permitir que os jovens conhecessem diferentes culturas por meio de pesquisas e trocas de informações sobre os diversos países do mundo que ocupam as primeiras colocações no quadro de medalhas. Para ler a matéria completa, acesse aqui.

 

Envie seu projeto

E aí, curtiu as dicas? Se você é professor e está desenvolvendo um projeto sobre os Jogos Olímpicos, envie mais informações para a equipe da Revista Appai Educar através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho mais de pertinho!


Por Jéssica Almeida
Foto: Banco de imagens gratuitas do Freepik.

 


Podemos ajudar?