Livro reúne pensamento de grandes educadores

Os estudantes de Magistério e de Pedagogia já podem dispor de uma obra que reúne o pensamento de alguns dos expoentes da educação. Trata-se do livro Encontro com Grandes Educadores, de Rebeca Carvalho. O lançamento oficial da obra ocorreu durante a XV Bienal do Livro, no estande da APPAI.

A autora fez um verdadeiro trabalho de garimpagem para extrair, sob o ponto de vista de vários autores, a essência das teses defendidas por educadores como Paulo Freire, Emília Ferreiro, Célestin Freinet, Jean Piaget, Darcy Ribeiro, entre outros. Rebeca é pedagoga e atua na coordenação pedagógica do Jornal Educar onde, entre outras atividades, escreve uma coluna em que aborda o pensamento filosófico de grandes educadores. E foi a partir dessa atividade que nasceu a idéia de reunir em uma mesma obra as principais contribuições desses educadores para o cotidiano acadêmico.

O livro, publicado pela editora Cháris, é o primeiro da Série Pedagogos. “Um Encontro com Grandes Educadores não é apenas um livro de biografia. Trata-se de uma obra que vai proporcionar aos educadores – professores, mestres, pedagogos, psicólogos e outros profissionais de educação – um encontro com homens e mulheres que pensaram sobre os potenciais da mente humana de assimilar o aprendizado, bem como de transmitir os saberes. Contudo, muitos outros educadores, igualmente importantes, ficaram de fora desse primeiro volume. Por isso, o objetivo é lançarmos outros volumes, para que o leitor tenha à disposição um compêndio de educação”, explica Rebeca.

Para o professor Julio Cesar da Costa, Presidente da APPAI, o livro é uma espécie de catalisador para os profissionais de educação. “O livro democratiza importantes conceitos sobre educação, pois o que antes exigia uma árdua pesquisa em dezenas de livros agora pode ser encontrado numa mesma obra”, afirma.
Ednaldo Carvalho, professor e editor do Jornal Educar, destaca que os educadores abordados no livro pensam a educação não apenas sob o ponto de vista sistemático, mas também sob o ponto de vista humano, preocupados na transmissão dos saberes. “Creio que a autora, ao lançar o primeiro volume da série, escolheu os nomes mais contextualizados com a prática pedagógica atualmente utilizada nas escolas”.

 


Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa