Perceber a relação entre os elementos da natureza presentes na música do maestro, cantor e compositor Antônio Carlos Jobim, e valorizar o meio ambiente a partir dessa viagem musical, foi uma das metas traçadas pelos professores da Escola Municipal Penedo ao realizarem o projeto É pau, é pedra, é Tom Jobim, entre as 13 turmas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.

Eterno defensor da natureza, Tom Jobim – que completaria 80 anos de vida em 2007 – compôs em seu vasto repertório canções que se tornaram um marco na história da música popular brasileira, como: Chega de Saudade, Desafinado, Garota de Ipanema, Samba do Avião e tantas outras. Para homenageá-lo e valorizar a sua ligação com a natureza, a equipe pedagógica da escola decidiu abordar a obra de Jobim como um dos subprojetos desse ano.

Com duração de três meses, o projeto É pau, é pedra, é Tom Jobim teve como vertente perceber em sua música elementos tipicamente ligados à cultura e à natureza do Brasil, conhecer a biografia do maestro, suas composições e, principalmente, estimular a consciência ecológica entre os alunos.

Para delinear o trabalho, os estudantes começaram a ter um contato mais pessoal com a obra do compositor ouvindo suas canções e conhecendo sua biografia. Depois de familiarizados com as letras das músicas e com a sua trajetória de vida, os alunos debruçaram-se sobre a parte prática de interpretação e análise de texto. “Exploramos as suas músicas e a sua paixão pela natureza e pela diversidade da fauna e flora brasileiras como textos poéticos, integrando-os aos conteúdos de todas as disciplinas, explica a professora Mariângela Santana, da turma 1301”.

Com base interdisciplinar o projeto estendeu-se até as aulas de Educação Física. Segundo os docentes, na quadra os alunos exploravam a expressão corporal usando como pano de fundo as músicas do compositor. Em sala, as turmas utilizaram-se de recursos multimídia para complementar suas tarefas. Na classe 1202 (1ª série), a professora Cristiane Maria exibiu o vídeo Musicalmente para que as crianças pudessem observar o trabalho dos músicos. Já nas turmas 1302 (2ª série) e 1402 (3ª série), os estudantes assistiram a um DVD com artistas interpretando as músicas de Jobim. A turma da professora Teresa Cristina, da 1401 (3ª série), trabalhou em cima da produção de textos, ortografia, título e localização dos bairros cantados em suas músicas. Para a turma da 4ª série da 1502, a professora Elísia separou a leitura da biografia, cujo conteúdo serviu de base para pesquisa e composição do mural.

Além das produções realizadas durante as aulas, as turmas produziram também uma apresentação musical com as canções do autor. Os professores das turmas da Classe de Alfabetização, da 1ª e da 3ª séries montaram um musical com coreografia baseado em um dos mais famosos clássicos da Bossa Nova: Garota de Ipanema. Wave foi a música escolhida para apresentação da 2ª série. Já a turma da 4ª série “refrescou-se” nas Águas de Março. “Achei as músicas de Tom Jobim muito lindas porque falam sobre os sentimentos, o que as músicas atuais não fazem”, diz o aluno Erik Guilherme, da 1502.

Realizada em duas etapas, a culminância foi marcada com a participação de todas as turmas em uma aula-passeio no Jardim Botânico – um dos lugares preferidos do compositor. Nessa visita, as crianças puderam conhecer também o espaço Tom Jobim e apreciar espécies importantes da flora brasileira e de outros países, solidificando, assim, o conhecimento aprendido em aula.

Para Gabriel Paulo da Silva, da Classe de Alfabetização, visitar o mais famoso parque da cidade foi uma experiência muito especial. “Eu gostei muito de ir ao Jardim Botânico porque lá pude ver lindas árvores e plantas. Taynara Carvalho, da 1ª série, também ficou encantada com tudo o que viu. “Gostei de ver a cachoeira, o pé de cacau, as garças e os peixes no lago. No Espaço Tom Jobim, o que mais gostei de ver foi a letra dele em uma de suas cartas, o chapéu e o colar que ele usava”. O orquidário, o pau-brasil e a árvore apadrinhada pelo maestro foram uma atração à parte para o pequeno Gustavo Felipe, da 1302. “Aprendi que o Tom Jobim foi uma pessoa muito importante, que gostava da natureza e que, além de tudo, cantava muito bem”.

Para o corpo docente, levar as crianças a vivenciarem a construção do conhecimento, fora do ambiente escolar, ampliou os seus horizontes de fazeres e saberes, conscientizando-os de que, como cidadãos, eles podem e devem freqüentar os espaços culturais e de lazer de nossa cidade. “Foram várias as contribuições dos saberes, e dentre as principais destacamos o conhecimento de novas músicas, ritmos, lugares, as atitudes positivas com relação ao meio ambiente e o desenvolvimento de uma consciência cidadã em que eles (alunos) perceberam-se inseridos num coletivo com a possibilidade de ter acesso aos bens culturais existentes na cidade do Rio de Janeiro”, destaca uma das professoras.

Em relação aos resultados obtidos, os integrantes da equipe pedagógica mostraram-se bastante satisfeitos com o desenvolvimento dos projetos. Segundo eles, a partir desse envolvimento, os alunos tiveram as suas habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos mais estimuladas, passaram a valorizar mais a natureza, a compreender melhor o que é uma biografia, a apreciar o belo e, sobretudo, a respeitar mais o próximo.


Escola Municipal Penedo
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Diretora: Márcia Vieira Pereira
Colaboração: Marcela Figueiredo
Fotos cedidas pela escola