Política Educacional
Educação: 10 anos de LDB
Cada sociedade tem a educação que merece. A escola é o lugar onde as sociedades julgam o que são e o que querem ser.

Guia Histórico
Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro
O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, também conhecido como Museu do Ingá, ocupa o prédio do Palácio Nilo Peçanha, em Niterói.

Série Pedagogos
Helena Antipoff
Helena Antipoff, um dos grandes nomes que compõem a história da educação, influenciou a reforma do ensino, também conhecida como Reforma Francisco Campos Mário Casassanta, ...

Lançamentos Editoriais
Novas Edições

O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor.

Interdisciplinaridade
Grandes Inventores

Graças à inquietude e inteligência humanas, inventos considerados, na época, “malucos” por alguns, ou melhor, por muitos revolucionaram a história da humanidade e deixaram nossas vidas mais confortáveis.

Português
Uma Descoberta Mágica

Um projeto desenvolvido pelos professores da Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho, no Méier, deu aos alunos a chance de viver dias de poetas.

Psicopedagogia
Será que seu aluno é disléxico?

Se ele tem dificuldades para ler e escrever e não consegue copiar ou memorizar o que você acabou de falar, talvez seja. Mas, com alguns cuidados simples, você pode ajudá-lo a se sair tão bem como os colegas.

Pluralidade Cultural
Identidade Brasileira
A história do Brasil por meio das diversidades, das belezas e das riquezas naturais e culturais como impulso para a reconstrução da identidade do país.

Ciências
Ciências para Todos

Darwin, aos nove anos, só pensava em colecionar minerais, insetos, cães e ratos. Na adolescência, Isaac Newton adorava construir pequenos objetos, desde pipas até relógios solares

História
Viagem ao Egito Antigo em Quatro Semanas

Uma viagem a uma civilização antiga sem sair dos limites da sala de aula. Com o objetivo de levar aos alunos conhecimentos sobre o Egito Antigo, professores do Colégio Salesiano, em Santa Rosa, Niterói, desenvolveram o projeto Desvendando o Egito com arte.

Língua Estrangeira
¿Tu hablas español?
Idioma oficial do Mercosul – acordo assinado entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai desde 1991–, segunda língua mais usada na comunicação internacional, especialmente no comércio, ...

Literatura Infantil
Universo Literário
"Lá existe uma escola onde estudar é diferente, nela se aprende a vida, com ela se conhece muita gente, cada aluno é um elo, uma corrente de energia. Essa escola que amamos trabalha com muita alegria".

Interdisciplinaridade
Nas Asas da Ciência

Num vôo ousado, professores e alunos do CIEP Brizolão –165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, localizado em Campo Grande, desenvolveram ações interdisciplinares que resultaram no projeto Cem anos do 14-Bis: criatividade e inovação, apresentado a comunidade escolar durante a Feira de Ciências e Cultura.

Cidadania
Quebrando as Diferenças
No período do descobrimento, os negros eram trazidos ao Brasil apenas para trabalho escravo. Com o passar do tempo, a conquista da tão sonhada liberdade, alcançada com a proclamação da Lei Áurea, mostrou-se, na verdade, um jogo de interesses de poderosos europeus,...

Orientação Pedagógica
Por que Piaget faz a diferença

Quando o século XVII começou e, no Brasil, os holandeses tomavam conta da metade do norte do país, os colégios jesuítas já constituíam elemento familiar no panorama educacional europeu.

Profissão Mestre
Preparar, Motivar, Concentrar!

A indisciplina está diretamente ligada à falta de atenção durante a aula. Muitas vezes, o aluno não teve a sua capacidade de concentração educada e, por isso, não consegue se ater às explicações do professor.

Literatura
Caminhos da Literatura

“Leia um livro e encontre-se consigo mesmo”. Essa frase impactante não é da autoria de um doutor em Letras, mas do ex-pedreiro Evando dos Santos, criador da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, localizada na Vila da Penha.

Multiculturalidade
A Cultura de São Gonçalo passa pelo Pandiá

"Aí gente. Oh, yes, nós temos uma história... Acorda, cidade-dormitório, nós temos uma história a contar, a cultura de nosso município passa pelo Pandiá”.

Tema Transversal / Cidadania - Matéria de Capa
Escola e Família: Uma Parceria que dá Samba

Samba no pé, na mão e, sobretudo, na ponta do lápis. Essa foi a linguagem encontrada pelo diretor Waldir Romero, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comandante Garcia D’Ávila – localizada no Parque Peruche, raiz do samba da zona norte de São Paulo –...

Tema Transversal
Mais que um amigo: um cidadão

Quem disse que amigo é apenas para se guardar do lado esquerdo do peito esqueceu de completar que, além de guardá-lo, devemos demonstrar, seja através de palavras, gestos ou brincadeiras, o quanto é bom tê-lo ao nosso lado.

Saúde
O perigo que vem das águas

Considerando que no verão as ocorrências de chuvas intensas são bem maiores, devemos estar preparados para o aumento de incidência de doenças relacionadas a estes fatores, ...

Saúde Bucal
Sorriso Saudável

Escova, cremes dentais com flúor e água fluoretada estão sendo responsáveis pela queda do número de cáries. A meta da Organização Mundial de Saúde para 2010 é de que, na faixa etária dos 12 anos de idade, ...