III Mostra de Bibliofilia desperta interesse dos pequenos alunos pela leitura
 |
Livros reproduzidos pelos alunos da 1.ª série do Ensino Fundamental |
Quando se fala em Jeca Tatu, Dona Benta, Cuca, Emília, Visconde de Sabugosa dentre tantos personagens famosos do universo infantil, automaticamente vem à memória o nome do maior escritor brasileiro de literatura infanto-juvenil, José Bento Monteiro Lobato, que até hoje encanta as crianças com suas histórias que marcaram época e continuam passando de geração para geração.
Pensando nisso, no último dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, o Instituto de Educação Carmela Dutra, localizado em Madureira, realizou o seu Chá de Leitura: III Mostra de Bibliofilia, como culminância do Projeto da Sala de Leitura, cujo principal objetivo foi despertar o interesse pelas histórias e pelos livros, de uma maneira geral, estimulando a criatividade e desenvolvendo a capacidade de concentração dos alunos.
O projeto contou com o envolvimento do primeiro segmento do Ensino Fundamental, juntamente com a Classe de Alfabetização, e cada turma ficou responsável por realizar determinadas tarefas. Com livros espalhados, lápis e papel nas mãos, e a criatividade sendo aguçada pela professora Simone Freire, os alunos da 1.ª série deram início às atividades. Vários livros foram levados para a sala de aula, a fim de que os estudantes pudessem observá-los, conhecer suas histórias, debater sobre a sua importância, além de discutir sobre os dados históricos.
Num segundo momento, os discentes transformaram as histórias lidas, recriando-as, de maneira que fossem alteradas tanto as figuras ou ilustrações como a própria estrutura do texto, ficando a critério de cada aluno a escolha do livro a ser trabalhado. Feito isso, os estudantes foram incumbidos de participar da construção de um fantoche inspirado em um dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo – tema norteador do projeto – e, após votação, decidiram por confeccionar Emília, a boneca de pano. O fantoche, feito de dobradura, será utilizado numa apresentação teatral, que acontecerá no próximo bimestre, momento em que cada um terá a oportunidade de expor seu trabalho manual e contar sua história para os demais colegas.
Segundo a professora, esse tipo de atividade ajuda o aluno a compreender a importância do livro, além de desenvolver a criatividade e estimulá-lo a escrever.
Já a turma da 4.ª série, da professora Amanda Rodrigues, ficou responsável pela produção teatral. Inicialmente, foi selecionado um texto para a turma ler, interpretar e discutir, e, a partir daí, as crianças começaram a montar a peça. No momento da encenação, cada aluno ficou responsável por se caracterizar como um personagem do Sítio. Para a educadora, esse tipo de trabalho traz motivação e entusiasmo para os alunos, além de trabalhar a disciplina, treinar a concentração e melhorar o desenvolvimento oral e corporal dos educandos.
Para finalizar, após as apresentações, alunos, responsáveis e professores se confraternizaram degustando um delicioso chá no pátio do instituto. A culminância do projeto faz parte de uma série de atividades propostas pela escola em comemoração ao 60.º aniversário do Instituto de Educação Carmela Dutra e a data escolhida para iniciar as atividades – o Dia Nacional do Livro Infantil – não poderia ter sido mais propícia, afinal, segundo Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros.
“Trabalhar a leitura, para nossa escola, é ampliar o saber, é desenvolver tanto a capacidade oral, quanto a capacidade escrita de nossos alunos”, enfatiza a professora Ivanise Costa Soares, coordenadora da Sala de Leitura.
Colaboração: Rebeca Carvalho
Alunos da 4.ª série do Ensino Fundamental encenam peça teatral baseada na obra Sítio do Pica-pau Amarelo |
 |
|
|
Exposição de cartazes com figuras da Emília e de outros personagens de Monteiro Lobato |
Instituto de Educação Carmela Dutra
End.: Av. Ministro Edgar Romero, n.º 491 – Madureira – Rio de Janeiro/RJ. CEP.: 21360-201.
Tel.: (21) 2482-8085
Coordenadora do Projeto: Professora Ivanise Costa
Fotos: Marcelo Ávila