Com a facilidade em se adquirir programas educativos, de apresentação de slides e outros, alguns professores esquecem o básico e têm dificuldades de voltar a dar aula sem essa parafernália.

Algumas dicas para você:

oO foco é o aluno, não os equipamentos. Use a curiosidade, a imaginação de cada um. Deixe-os contar suas histórias, suas visões do assunto.
oEscute. Se você quer que os alunos prestem atenção em você, dê-lhes atenção primeiro. Escutar, além de lhe dar os instrumentos necessários, dá o exemplo do comportamento adequado.

Como criar uma turma coesa

Há várias vantagens em se ter uma turma de alunos que trabalha unida: você evita a formação de panelinhas, faz com que todos se ensinem com mais facilidade, aumenta a tolerância e o respeito a idéias e a histórias de vida diferentes. Algumas dicas para você unir os seus alunos:

  • Reconheça um bom comportamento da turma, e não apenas o comportamento individual.
  • Evite dividir a turma com palavras. Ao usar expressões como "imaginem que as meninas..." ou "se a turma do fundão for...". Use simplesmente a palavra "nós".

  • Faça concursos que unam a turma. Que tal escolher uma frase motivadora para o bimestre para a turma toda? Ou uma logomarca? Além da escolha da frase, faça com que soltem a criatividade, criando um cartaz com a atividade. Bônus: você pode trabalhar várias matérias com essa escolha. Desde História (quem foi o autor da frase) até Matemática (como logo fica reduzido em 60%, a escolha da melhor figura geométrica etc.) e Artes.

  • Organize atividades fora da sala de aula que congreguem toda a turma.

  • Respeite e trate todos da mesma forma; não tenha favoritos.

  • De vez em quando, desafie os alunos a sentarem em locais diferentes.

  • Divirta-se. O entusiasmo de sua turma depende muito de seu espírito como professor. Faça suas aulas serem leves e estimulantes.

O poder de um minuto

Sabe quando faltam apenas cinco minutos para a aula acabar? A sua turma fica ansiosa, se mexe na cadeira, não quer saber de mais nada, apenas esperar o sinal. Mas você pode fazer algo para esses momentos renderem um pouco mais:

Termine suas aulas até cinco minutos mais cedo - É natural que a maior parte das dúvidas apareça no final de sua explanação, quando o assunto está concluído. Terminando a explanação mais cedo, você dá espaço para essas perguntas, sem o perigo de os alunos receberem "aqueles" olhares dos colegas por estarem "impedindo que a aula termine".

Seja tão rápido quanto possível nas respostas - Você pode ser prestativo e conciso ao mesmo tempo. Repita a pergunta para certificar-se de ter entendido a dúvida, responda, ilustre com um ligeiro exemplo e siga em frente.

Faça as perguntas você - Se, após abrir para perguntas, ninguém se manifestar, faça-as você. Escolha um aluno e faça uma pergunta sobre a matéria, depois sorteie outro e assim por diante até o sinal bater. É uma maneira de educar sua turma: logo eles perceberão que é melhor fazer as perguntas do que ser sorteado para respondê-las.

Ensine-os a organizar seus pensamentos - Muitos alunos não sabem perguntar. Dão voltas e voltas até chegar na dúvida. Quando começar o "ali, naquela parte, quando o senhor disse, sabe, assim,...", ensine-os a substituir por "O que você quis dizer com..." quando a pergunta envolver conceitos e não suposições ou cenários (que realmente precisam de uma pergunta mais longa).

Admita alguma flexibilidade - Caso, após a sua aula, a turma tenha alguma atividade importante (provas, visitas, assistir a palestras em outros locais), dê alguns minutos para que eles se preparem ou revisem a matéria.

Obs.: Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre
Colaboração: Brasílio Neto