
Com a facilidade em
se adquirir programas educativos, de apresentação
de slides e outros, alguns professores esquecem o
básico e têm dificuldades de voltar a
dar aula sem essa parafernália.
Algumas dicas para você:
oO foco é o aluno,
não os equipamentos. Use a curiosidade, a imaginação
de cada um. Deixe-os contar suas histórias,
suas visões do assunto.
oEscute. Se você quer que os alunos prestem
atenção em você, dê-lhes
atenção primeiro. Escutar, além
de lhe dar os instrumentos necessários, dá
o exemplo do comportamento adequado.
Como criar uma turma
coesa
Há várias
vantagens em se ter uma turma de alunos que trabalha
unida: você evita a formação de
panelinhas, faz com que todos se ensinem com mais
facilidade, aumenta a tolerância e o respeito
a idéias e a histórias de vida diferentes.
Algumas dicas para você unir os seus alunos:
- Reconheça um bom comportamento
da turma, e não apenas o comportamento
individual.
- Evite dividir a turma com palavras.
Ao usar expressões como "imaginem
que as meninas..." ou "se a turma do
fundão for...". Use simplesmente a
palavra "nós".
- Faça concursos que
unam a turma. Que tal escolher uma frase motivadora
para o bimestre para a turma toda? Ou uma logomarca?
Além da escolha da frase, faça com
que soltem a criatividade, criando um cartaz com
a atividade. Bônus: você pode trabalhar
várias matérias com essa escolha.
Desde História (quem foi o autor da frase)
até Matemática (como logo fica reduzido
em 60%, a escolha da melhor figura geométrica
etc.) e Artes.
- Organize atividades fora da sala
de aula que congreguem toda a turma.

- Respeite e trate todos da mesma
forma; não tenha favoritos.
- De vez em quando, desafie os
alunos a sentarem em locais diferentes.
- Divirta-se. O entusiasmo de sua
turma depende muito de seu espírito como
professor. Faça suas aulas serem leves
e estimulantes.
O poder de um minuto
Sabe quando faltam apenas
cinco minutos para a aula acabar? A sua turma fica
ansiosa, se mexe na cadeira, não quer saber
de mais nada, apenas esperar o sinal. Mas você
pode fazer algo para esses momentos renderem um pouco
mais:
Termine suas aulas
até cinco minutos mais cedo - É
natural que a maior parte das dúvidas apareça
no final de sua explanação, quando o
assunto está concluído. Terminando a
explanação mais cedo, você dá
espaço para essas perguntas, sem o perigo de
os alunos receberem "aqueles" olhares dos
colegas por estarem "impedindo que a aula termine".
Seja tão rápido
quanto possível nas respostas - Você
pode ser prestativo e conciso ao mesmo tempo. Repita
a pergunta para certificar-se de ter entendido a dúvida,
responda, ilustre com um ligeiro exemplo e siga em
frente.
Faça as perguntas
você - Se, após abrir para perguntas,
ninguém se manifestar, faça-as você.
Escolha um aluno e faça uma pergunta sobre
a matéria, depois sorteie outro e assim por
diante até o sinal bater. É uma maneira
de educar sua turma: logo eles perceberão que
é melhor fazer as perguntas do que ser sorteado
para respondê-las.
Ensine-os a organizar
seus pensamentos - Muitos alunos não sabem
perguntar. Dão voltas e voltas até chegar
na dúvida. Quando começar o "ali,
naquela parte, quando o senhor disse, sabe, assim,...",
ensine-os a substituir por "O que você
quis dizer com..." quando a pergunta envolver
conceitos e não suposições ou
cenários (que realmente precisam de uma pergunta
mais longa).
Admita alguma flexibilidade
- Caso, após a sua aula, a turma tenha alguma
atividade importante (provas, visitas, assistir a
palestras em outros locais), dê alguns minutos
para que eles se preparem ou revisem a matéria.
Obs.: Matéria
cedida pela Revista Profissão Mestre
Colaboração: Brasílio Neto
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