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A Feira do Livro é uma das atividades anuais promovidas pela escola com o objetivo de valorizar a leitura e a escrita
Projeto de Redação: os textos produzidos pelos estudantes durante o ano são selecionados e publicados em um livro
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Além da feira, a escola realiza também a ciranda de livros – atividade em que alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental escolhem o livro que querem ler, desenvolvendo seu próprio gosto literário. A elaboração de cartas é outra atividade pedagógica que incentiva a leitura e a escrita. A metodologia funciona assim: o aluno é convidado a escrever uma carta tentando convencer o colega de classe a ler ou não determinado livro. Mas, para isso, é necessário que ele conheça bem a história, pois só assim terá argumentos su ficientes para fundamentar sua opinião sobre a obra.
Como não existe escrita sem leitura, o colégio se preocupa em estimular o gosto por estas duas atividades, mas sem cobrança – uma vez que esta afasta os estudantes. “Leitura e escrita não podem virar obrigações porque, senão, acabam tornando-se um desprazer. |
Na opinião da professora, desenvolver a linguagem escrita só traz benefícios para o estudante. "Escrever ajuda o aluno a coordenar suas idéias para se expressar com clareza e coerência. Além disso, a escrita é o coroamento da Língua Portuguesa, através da qual é possível observar os conhecimentos de gramática, leitura e interpretação”, completa. A escola também participa, pelo quarto ano consecutivo, do Projeto
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A idéia, segundo o diretor da escola, professor Victor Notrica, é fazer com que os estudantes possam falar sobre a arte como fator de transformação social. Antes da etapa de produção das redações, os alunos analisaram letras de música, assistiram a filmes, fizeram leitura de contos e artigos e promoveram pesquisas de campo em organizações não-governamentais que usam a cultura como elemento de integração social. “O projeto é uma atividade através da qual estimulamos o aluno a produzir sem o condicionamento de nota. A expressão escrita e falada é um tremendo desafio para todos e, a cada ano, vem conquistando cada vez mais o interesse do aluno. Na noite de autógrafos, promovemos uma grande festa com a participação dos pais”, conta Victor. Leandro Rangel, aluno do 1.º ano do Ensino Médio, participa do projeto desde 2002. Ele já se habituou a ler diariamente livros e jornais e acha importante que a escola valorize a prática da leitura e da escrita. Atualmente, Leandro é o responsável pelo jornal da escola. De acordo com Maria da Glória Rangel, professora de Língua Portuguesa e Literatura, a produção textual na escola é intensa. “Durante o ano, meus alunos lêem pelo menos oito livros, acompanhando o estilo que está sendo trabalhado em sala de aula. O livro não é apenas uma janela para o mundo, é também um espelho para que eles possam se ver e traçar seus próprios caminhos”, afirma. Para a professora de Literatura Ana Zimbres, a escola realiza um trabalho de conscientização e de amadurecimento intelectual que culmina com a produção do texto do aluno. “As atividades que promovemos desenvolvem a argumentação, a criatividade, o raciocínio lógico e o vocabulário, substituindo os clichês pela construção do próprio pensamento”, define. A professora de Português Inês Peirão concorda e complementa:“A importância das atividades que desenvolvemos na escola se dá por meio do contato com os diversos tipos de textos, |
Instituto Guanabara Tel.:(21) 2569-6647 |
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