<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Untitled Document

O passo-a-passo
de como fazer um geoplano

É preciso...

• 1 tábua quadrada com 18 x 18 cm de lado e uma espessura de mais de 1,5 cm e menos de 3 cm.;

• Régua;

• Lápis;

• Borracha;

• 25 pregos finos (de 2,5 ou 3 cm);

• 1 prego maior;

• Martelo;

• Elásticos coloridos de vários tamanhos.

 

Como fazer:

1- Marque, na tábua, com o lápis, linhas paralelas de 3 em 3 cm, na vertical e na horizontal;

2- Na interseção das linhas, onde elas se cruzam, marque os 25 pontos fazendo um furinho com o prego maior;

3- Apague as linhas de marcação;

4- Pregue os 25 pregos nos furos marcados, deixando cerca de 1 cm de fora;

5- Com os elásticos, crie as figuras.

Com seu estilo lúdico e dinâmico, o geoplano tem sido um grande aliado na aquisição do conhecimento
Professores desenvolvem atividades que visam a estimular o aluno a pensar e exercitar a prática da leitura e da escrita durante as aulas de Matemática
Através das aulas conjuntas, os alunos aprendem a identificar e interpretar os enunciados dos problemas
A ficha de atividades norteia o aluno na confecção das figuras geométricas
 
 

Devido à complexidade do seu entendimento, muitos alunos vêem a Matemática como um bicho-de-sete-cabeças. No entanto, para mostrar que essa fera não tem tantas cabeças como aparenta, o professor de Matemática Marcelo Silva Bastos está trabalhando conceitos matemáticos, com as turmas de 5.ª a 8.ª série, da Escola Municipal Barão da Taquara, localizada em Jacarepaguá, utilizando um recurso didático bastante conhecido: o geoplano.

 

A dificuldade dos estudantes com a disciplina de Matemática foi o principal incentivo para a inserção do Projeto Geoplano – Um recurso para as aulas de Matemática nas turmas em que o professor leciona. A proposta do projeto é trabalhar conceitos matemáticos através de situações-problema , que mostrem as suas aplicações no dia-a-dia, de forma que o aluno possa compreender facilmente o conteúdo e se interessar mais pelo assunto.

Na prática, as aulas são desenvolvidas de maneira bastante dinâmica. Os estudantes são divididos em grupos e cada equipe recebe, junto com o Geoplano, uma ficha de trabalho na qual é solicitada a identificação das formas geométricas, bem como outros conceitos inerentes à disciplina.

 

A ficha, explica Marcelo, não é simplesmente a apresentação de uma situação-problema, mas, sim, de questões que têm de ser lidas, interpretadas e compreendidas para se alcançar o resultado final.

“O professor não precisa ficar rotulando o que é área, o que é perímetro etc., o próprio aluno identifica e, automaticamente, faz seus registros, desmistificando a idéia de que conteúdos aparentemente difíceis não podem ser trabalhados de maneira divertida e prazerosa”, argumenta.

Produção Textual
nas Aulas de Matemática

Por ser um recurso com grande possibilidade de exploração entre as diversas áreas do conhecimento, o geoplano, com seu estilo lúdico, favorece a autonomia dos alunos na área de produção textual, uma vez que eles são estimulados a formular os problemas e explicar o porquê daqueles resultados. Para mostrar que, na prática, essa teoria também dá bons resultados, o professor Marcelo requisitou a ajuda da professora Janyr Lapa, de Língua Portuguesa, ou melhor, de Língua Materna – como prefere ser chamada – e, juntos, implantaram as aulas simultâneas, ou seja, Matemática e Português dividindo o mesmo espaço físico.

 

 

Uma vez por mês, ou de acordo com o calendário escolar, os dois professores se reúnem, na mesma turma, e ministram atividades que visam a estimular o aluno a pensar e exercitar a prática da leitura e da escrita durante as aulas de Matemática.

Um exemplo de que as aulas conjuntas têm aguçado o interesse da classe em produzir e difundir idéias são os exercícios desenvolvidos em sala de aula, cujas respostas – as quais veremos a seguir – reforçam a tese de que a compreensão e a interpretação das questões são indispensáveis para a aquisição do saber, independente da disciplina e do conteúdo aplicado.

 

 

 

 

 

 

 


 
 

Veja três exemplos de exercícios resolvidos pelos alunos, em sala de aula, e a avaliação feita pelos professores:

“Invente um problema a partir das informações contidas na tabela abaixo”.

Produto Preço
Boné 5,25
Par de meias 3,95

 

 

 

Comentários: Aluno A – Em Língua Portuguesa, o aluno “A” não observou o enunciado do exercício, limitando-se a adicionar os dados, apresentando dificuldade de interpre tação mediante o que foi solicitado. Na Matemática, ele apenas efetuou um cálculo aleatório não contextualizando os dados fornecidos.

Produto Preço
Boné 5,25
Par de meias 3,95

 

 

 

Comentários: Aluno B – Em Língua Portuguesa, o aluno “B” interpretou o enunciado, realizando a atividade com uma produção coerente. No entanto, observa-se que ainda falta o reforço na formação de plural, bem como nas regras de acentuação e pontuação. Já em Matemática, houve interpretação do enunciado, atendendo ao que foi solicitado, criando uma situação-problema, trabalhando conceitos já vistos como: número decimal e operações de multiplicação e adição.

 
Produto Preço
Boné 5,25
Par de meias 3,95

 

 

Comentários: Aluno C – Em Língua Portuguesa, a estrutura textual elaborada pelo aluno "C" demonstra que houve leitura e entendimento do que foi solicitado, apresentando nexo, coerência e coesão textual. Na Matemática, atento ao que foi solicitado, ele interpretou o enunciado e criou uma situação-problema envolvendo conceitos de porcentagem e números decimais. O aluno fez o desenvolvimento de forma inadequada ao efetuar o cálculo de porcentagem, mas apresentou o resultado correto.

"Esse tipo de trabalho dá suporte ao aluno para discutir suas potencialidades e limitações, pois promove o pensar de novas posturas quanto ao ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, influenciando não só no melhor desempenho dos alunos, como também abrindo novas possibilidades de trabalho interdisciplinar na escola", afirma Janyr.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Escola Municipal Barão da Taquara
Tel.: (21) 2423-5663 / 5912