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Criado em 31 de julho de 1973 e inaugurado em 18 de outubro de 1976, o Museu Aeroespacial tem como principais funções pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e à cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para as futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição – para a sociedade nacional e internacional – daqueles que fizeram a história da aviação.

O espaço físico destinado às instalações do Museu ocupa uma área de 15.195 m2, incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares anexos. As salas de exposição do prédio abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação, e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do Museu.

Nos cinco hangares, estão em exposição várias aeronaves, de relevante valor histórico e tecnológico, restauradas pelas equipes de restauradores do Museu, que são constantemente desafiadas a aplicar técnicas e criatividade para realizar, com fidelidade, restaurações consideradas extremamente difíceis.

No tocante às pesquisas solicitadas ou efetuadas pelo próprio visitante, é colocado à disposição do interessado um valioso acervo bibliográfico com cerca de cinco mil títulos especializados, além de um importante arquivo histórico, contendo documentos escritos e impressos, fotografias, slides, negativos, vídeos, filmes etc.

 

Coleções Históricas 

Sala Santos-Dumont
Além da réplica do “Demoiselle”, encontra-se nesta sala a maquete com formato de asa-delta, feita por Santos-Dumont, no início do século, que nos permite fazer uma comparação com a atual configuração dos modernos jatos, além de valiosa coleção fotográfica retratando, com detalhes, sua obra e vida social.

Sala do 1.º Grupo de Aviação de Caça
Encontra-se em exposição a Campanha Aérea do Grupo, durante a II Guerra Mundial, na Itália. A lembrança dos que atuaram naquele Teatro de Operações permanece viva na forma de documentos, objetos e fotografias.

Sala Esquadrilha da Fumaça
A peça principal em exposição é o Avião T6D-1959, que pertenceu ao ex-líder do Esquadrão, Coronel Antonio Arthur Braga. A sala apresenta também troféus, pôsteres e fotografias das diversas equipes, desde 1956 até 1999, e seus respectivos comandantes.

Salão Marechal-do-Ar Eduardo Gomes
Destaca-se o uniforme usado pelo Marechal durante o episódio “Os 18 do Forte”, em 1922; além de pinturas, condecorações e objetos pessoais de personalidades ligadas à história da nossa aviação, tais como: Bartolomeu de Gusmão, Augusto Severo e Brigadeiro Joelmir Campos de Araripe Macedo.

Ministro Salgado Filho
O mobiliário do gabinete do primeiro Ministro da Aeronáutica (1941) está em exposição nesta sala, valorizada com duas telas a óleo retratando o Campo dos Afonsos em épocas distintas, 1919 e 1941. Nela também encontra-se a galeria de fotos dos Ministros e Comandantes da Aeronáutica.



Visitação:
As visitas guiadas para grupos são realizadas de terça a sexta-feira e devem ser agendadas, com 72 horas de antecedência, pelos telefones: (21) 3357-5213 e 3357-5214, ramal 2108.

Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira – das 9h às 15h.
Sábados, domingos e feriados – das 9h30 às 16h.

Museu Aeroespacial – Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos / Sulacap – Rio de Janeiro/RJ. Fonte: http://www.musal.aer.mil.br/museu.htm

Sala D’armas
Destacam-se as metralhadoras Lewis e Vickers do período de 1914 e 1918, além da Hotchkiss Benét Mercié, que foi usada em um combate aéreo em 1914, no qual o primeiro avião alemão da história foi abatido. Do período da Segunda Guerra Mundial, as Bredas, italianas; HO-103 Tipo 1, japonesa; Browning M2, americana; e as Rheinmtal-Borsig MG-15, alemães. Encontram-se também em exposição os canhões aéreos Hispano-Suiza e Dainippon-Oerlikon, entre outras peças bélicas.

Motores
Nesta coleção destacam-se vários motores rotativos da Primeira Guerra Mundial, dentre os quais, um raríssimo “Diesel Junkers Jumo 205C”, da década de 30; um “Motor Canhão” Allison, dois “Airacobra P-39”; e um “Rolls Royce Merlin”, que equipou os Spitfires, Lancasters e Mosquitos.

Sala de Simuladores
Dentre as raridades, encontra-se, nesta sala, o primeiro modelo de simulador de vôo (Link Trainer) usado para treinamento dos cadetes da Escola de Aeronáutica e outro simulador de vôo do 727-100 da Varig S.A.

Sala do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro
Idealizada e montada pelo Departamento de Controle do Tráfego Aéreo, a sala é composta de três módulos com fotografias, equipamentos de controle-radar em funcionamento e um auditório para exibição de vídeos, possibilitando aos visitantes verificar a trajetória do Brasil na busca da soberania nacional, através do monitoramento do seu espaço aéreo.

Sala Demoiselle
Idealizada para ser um espaço de exposições temporárias dentro da temática aviação, tem como propósito oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer outras coleções de objetos, fotografias e documentos que não estão expostos, tornando a mostra mais dinâmica.