<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Untitled Document

Dependentes químicos, em tratamento, expõem parte de seus trabalhos na Lona Cultural

Momento Cívico. O Coral Encantarte abre o evento apresentando os Hinos Nacional e do Município

Além dos painéis explicativos, os alunos também receberam informações passadas pelos professores e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde acerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis

Atenuar a defasagem dos jovens estudantes no mercado de trabalho. Essa é uma das propostas do Projeto Conhecendo o Mundo do Trabalho

Por Fábio Lacerda


A Lona Cultural de Vilar dos Teles foi palco do Projeto Conhecendo o Mundo do Trabalho, promovido pela Secretária Municipal de Educação. O evento, que reuniu 13 escolas, teve o objetivo de estimular o educando daquela área a estudar e trabalhar.

As idealizadoras do projeto Eliana Maria de Andrade, chefe da Divisão de Orientação Educacional da Prefeitura, e a Orientadora Educacional Eliane Cardoso têm desenvolvido o trabalho junto às 56 escolas da repartição municipal, incluindo alunos de Educação Infantil até o segundo segmento do Ensino Fundamental. “Todas as unidades possuem um orientador que busca melhorar a auto-estima dos estudantes. Temos pedagogos nas escolas conscientizando os alunos e suas famílias a buscarem o que eles têm direito. Não é um trabalho assistencialista”, explica Eliane Cardoso.

O evento teve seu início com a apresentação do momento cívico (Hino Nacional e Hino do Município) interpretado pelo coral “Encantarte”. O projeto preconizava despertar o interesse dos jovens em atrelar estudo e emprego.

A Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Arlene dos Santos Bahiense, estava à disposição dos estudantes que desejavam adquirir sua Carteira de Trabalho.


Ao estimular a formação concomitante do cidadão e do trabalhador, o Projeto Conhecendo o Mundo do Trabalho visa a atenuar a defasagem dos jovens estudantes no mercado de trabalho, possibilitando assim um aumento na renda familiar. Segundo Eliane, o projeto tem como finalidade o acesso às informações para que os alunos possam se identificar com as opções profissionais. Seis estandes estavam à disposição dos alunos para pesquisas sobre cursos extraclasses. Havia, também, dois estandes paralelos apresentando os temas Educação Sexual e Drogas Ilícitas.

O Sesc divulgou sua programação em todo o Rio de Janeiro através de atividades ligadas à saúde, cultura, turismo, educação e esportes. O Senai apresentou instrumento multimídia para chamar a atenção dos jovens alunos quanto à inserção nos cursos oferecidos pela instituição. Segundo o expositor Luís dos Santos Silva, a comunicação visual evidencia a importância das atividades para os alunos de uma faixa etária que ainda não tem noção das profissões. A Faetec de Quintino foi mais além na sua programação de cursos profissionalizantes como informática, recepção de eventos, secretariado, digitação, telemarketing e área administrativa. “Se houver matrícula em algum destes cursos, o aluno, automaticamente, pode se inscrever, gratuitamente, para a prática de dois esportes”, explicou Bárbara Cristina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Para Eliane Cardoso, o exercício pleno da cidadania depende da união estudo e emprego. “Para muitos na sociedade brasileira, estar no mundo do trabalho é um sonho não concretizado, pois sabemos que o desemprego está gritante”. Ainda de acordo com Eliane, o projeto chega em boa hora, já que há um ligeiro desenvolvimento educacional na região. Segundo as estatísticas da Secretária Municipal de Educação, cerca de 30 mil alunos foram matriculados no ano de 2004. O índice de aprovação é de 90% e o de evasão escolar é de 9%, números animadores para os orientadores educacionais.

Estandes paralelos para a
conscientização da sexualidade e do
uso de entorpecentes

A Secretária Municipal de Saúde e o Prosad (Programa de Assistência Integral à Saúde do Adolescente) passaram informações quanto à sexualidade. A Secretária Marina Muniz Almeida ficou encarregada de ensinar o procedimento de colocação de preservativos masculinos e femininos.

Uma pesquisa realizada com 105 alunos, entre 14 e 18 anos, apontou que 32% não sabiam de detalhes importantes para o uso do preservativo, como, por exemplo, segurar com as pontas dos dedos o “bico” do preservativo masculino. Este processo serve para retirar o ar e evitar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada devido ao rompimento do látex. Além da prática, muitos folhetos e folders foram distribuídos.

Assim como os preservativos masculinos, os femininos também precisam de técnicas que trarão confiabilidade e segurança para a usuária. A colocação do DIU precisa de uma orientação médica para obter o tamanho exato. Sua permanência na vagina pode durar de três a cinco anos. Deve ser colocado em período menstrual e em mulheres que já passaram por gestação. “A finalidade dos preservativos femininos é evitar a gestação. Sem dúvidas, o preservativo masculino é o único método que combate, simultaneamente, a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis”, explica Maria Cláudia, assistente social do Prosad.

Ao final do evento, a chefe da Divisão de Orientação Educacional mostrou-se bastante confiante quanto aos resultados da feira. “Eventos como este promovem o desenvolvimento do Sistema Educacional e, sobretudo, a valorização do cidadão”, finaliza Eliane Cardoso.


Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Orientação EducacionalEliane Cardoso – Tel.: (21) 2651-2630 / ramal: 255