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Durante a apresentação teatral realizada pelos estudantes do Colégio Bairro Nova Aurora, um aluno representou a passagem da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro - fato que mobilizou os cariocas em uma grande festa com a presença de atletas, autoridades e artistas



A natação brasileira, aqui representada, já escreveu na história do esporte nacional nomes de importantes campeões. Trata-se de uma modalidade bastante disputada durante os jogos olímpicos e, ao lado do atletismo, é cotada entre os esportes mais tradicionais



Maratona: símbolo maior das Olimpíadas.
A modalidade inaugurou os jogos na Grécia Antiga

 


Os jogos simbolizam a união dos povos. Acima: campeões se cumprimentam no pódio, simbolizando o espírito esportivo e a trágica lembrança do Nazismo, quando Hitler abandonou o estádio olímpico para não ter que cumprimentar o campeão afro-americano Jesse Owens

 




Projeto multidisciplinar mostra o que as
disciplinas regulares têm em comum

Como Será Amanhã? Esse questionamento é o nome do projeto pedagógico que vem sendo desenvolvido pelo Colégio Bairro Nova Aurora, localizado em Belford Roxo, com as turmas de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio. Esse semestre, aproveitando o gancho do maior evento esportivo do esporte mundial - as Olimpíadas da Atenas - a escola trabalhou o tema Os Deuses de Volta ao Olímpo, que envolveu as disciplínas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Filosofia, História, Educação Física, entre outras.
Os idealizadores do projeto - Lucivaldo Dias, professor de Geografia; Dulcinéia Luciano, de Filosofia, e Patrícia Pessoa, de Educação Física - escolheram o tema por ser bastante abrangente. O objetivo foi provocar uma postura crítica no aluno e revelar a importância da prática desportiva, não só para a saúde do corpo e da mente, mas também para a valorização social.
Na disciplina de História, os professores aproveitaram o tema para estimular os alunos a pesquisar sobre a Grécia Antiga. Nas aulas de Geografia, estudaram os costumes dos países participantes dos Jogos Olímpicos.
Em Matemática, os conhecimentos da diciplinaforam aplicados na confecção dos gráficos mostrando os números de medalhas entregues nas últimas Olimpíadas. Já as aulas de Filosofia serviram de base para que os estudantes desvendassem o grande enigma que gira em torno dos mitos gregos. Para garantir ainda mais autenticidade aos trabalhos, foram confeccionadas maquetes de pistas de atletismo e quadras de jogos de diversas modalidades esportivas, durante as aulas de Educação Artística.

Esbarrando nos fatos históricos e políticos

O trabalho durou três mêses e culminou com a apresentação de todos os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental. Um dos momentos mais interessantes foi a dramatização de fatos
marcantes das Olimpíadas ao longo da história. O espetáculo teve início com a encenação da primeira Olimpíada na Grécia Antiga, na qual os atletas eram considerados semideuses.
A segunda peça recordou os 108 anos dos jogos olímpicos da Era Moderna, abordando questões políticas importantes como a primeira participação da mulher nas competições. Os alunos também encenaram a entrega da medalha de ouro ao corredor negro Jesse Owens, destacando que, durante a cerimônia na Alemanha Nazista, em 1936, Hitler saiu do estádio para não comprimentar o campeão afro-americano.
Outro episódio relembrado foi a manipulação dos resultados dos Jogos Olímpicos de Sidney, ocasião da guerra fria entre os EUA e a antiga URSS, que disputavam o poder político na década de 80. Na terceira peça, representando atletas de várias nações, com bandeiras e figurinos dos respectivos países, os estudantes representaram o sonho de um mundo unido pelo esporte.
Para falar da importância de vivermos num universo cercado pela paz, a professora Dulcinéia usou, como exemplo, o mito da Caixa de Pandora, a qual, segundo a história, escondia a vingança revelada através da curiosidade humana. De acordo com a lenda, a primeira mulher criada pelos deuses, curiosa, ignora a proibição de abrir uma bela caixa, libertando assim todas as maldades do mundo, como a doença, a inveja, o preconceito. "Foi um momento muito rico. Eles representaram e vivenciaram a história. Além de ter sido uma experiência prazerosa, eles ficaram mais críticos ao discutirem temas apresentados pela mitologia grega", explica Dulcinéia.
Para a equipe pedagógica, a importância dos jogos olímpicos nos nossos dias é apossibilidade de se ver a união dos povos em busca da paz. "Esse é um dos únicos eventos nos quais todos os continentes se unem com o objetivo principal de competir, mas sempre caminhando na direção de construir um mundo mais justo e humano", diz a professora e ex-nadadora Patrícia Pessoa, enfatizando que o tema também resgata a importância da Educação Física na formação do ser humano, pois o esporte promove a integração e trabalha a quetão do limite, do respeito e das regras.


Lucivaldo Dias (esquerda) com alguns dos seus alunos. O professor de Geografia ressalta a importância dos conhecimentos adquiridos pelos alunos na sua disciplina para a realização de trabalhos como as maquetes exibidas

 


Colégio Estadual Bairro Nova Aurora
Tel: (21) 2761-2793
 




Meninos encenam uma final de Vôlei Masculino, uma das modalidades que trouxe medalha de ouro para o país e que gerou mais expectativas na torcida brasileira


Meninas apresentam uma coreografia com bambolês fazendo uma alusão à abertura dos jogos que, em todas as olimpíadas, impressiona pela plasticidade e beleza



Alunas se dedicam a preparar coreografias mostrando a importância das festas de abertura e encerramento das Olimpíadas - ocasiões nas quais a criação artística rouba a cena do maior evento esportivo do mundo

 


Criado a 113 anos, o basquete só foi reconhecido, oficialmente, como esporte olímpico em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim