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Um congresso de professores realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi o ponto de partida para a professora de Matemática Maria das Graças Neto criar um novo método de ensino para os seus alunos. Durante o encontro, ela assistiu à apresentação de um trabalho que utilizava o Tangran para explorar perímetro e formas geométricas e decidiu adapta-lo à realidade da Escola Municipal Mário Cláudio, na Tijuca, onde atua há 26 anos.

“A idéia era muito interessante e vi que poderia dar certo com os meus alunos. Então, resolvi aplicá-la em nossa escola. Como não tínhamos o Tangran, utilizei um livro, cujo conteúdo também explorava as formas geométricas ”, ressaltou Maria das Graças.

A proposta, de acordo ainda com a professora, sugeria uma maneira prazerosa e divertida de ensinar Matemática que, pela classificação dos alunos, costuma liderar o ranking das disciplinas mais difíceis. Com base no que ouviu durante o congresso, Maria das Graças recorreu à sala de leitura e encontrou o livro As Três Partes, de Edson Luiz Kozminski, Editora Ática. O texto conta a história de uma casa que queria ser tudo – peixe, pássaro e até planta com vaso –, menos apenas uma casa. E, formada por figuras geométricas, ela se transforma a cada momento em um novo objeto.
Com linguagem adequada para turmas de 3.ª série do Ensino Fundamental, a obra infantil foi “um achado” para a realização do projeto. Com a ajuda da professora da sala de leitura, Maria das Graças apresentou a história aos alunos. “A participação dela foi muito importante, porque além de narrar, ela dramatizava a história, o que aumentou o interesse das crianças”, afirmou a professora. Depois que conheceram o conteúdo do livro, os alunos foram estimulados a reproduzir os objetos que faziam parte da história.

Na época, além de atuar em sala de aula, a professora trabalhava no Pólo de Informática de Educação para o Trabalho Mário Cláudio, que funciona na escola e é aberto aos alunos. Uma folha com figuras geométricas acompanhava o livro. Estas figuras foram reproduzidas no computador e, durante as aulas de informática, Maria das Graças pedia aos alunos que pintassem, na tela, usando o programa photo brushing, aquelas imagens que poderiam formar uma casa como a da história que eles ouviram.

“O exercício ajudou as crianças a se familiarizarem com triângulos, trapézios e outras figuras geométricas”, acrescenta a educadora.

Depois de identificar cada parte da casa no computador, os alunos receberam uma folha com as mesmas figuras geométricas para colorir e recortar. Desta vez, o objetivo da professora era fazer as crianças tomarem contato com as formas, trabalhando, assim, a percepção. Em seguida, os alunos foram estimulados a montar uma casa, de a
cordo com a sua concepção.

“Surgiram casas de várias maneiras, dentro da visão que cada um possuía de uma casa. Foi muito interessante”, relembra Maria das Graças.

Em uma segunda etapa do projeto, a professora utilizou as imagens do livro para trabalhar perímetro e área, colando as figuras sobre papel quadriculado. “Trabalhamos apenas os conceitos, sem nos preocuparmos com formas”, acrescenta a professora.

No final, cada aluno teve que criar uma historinha baseada nas figuras geométricas e no conteúdo do livro As Três Partes.Na proposta original, a conclusão do trabalho seria com o Tangran. No entanto, em vez de utilizar as figuras de papel, os alunos montaram suas histórias com as peças do jogo. E a adaptação feita por Maria das Graças não perdeu em qualidade: o trabalho realizado no Pólo de Informática foi essencial para que aquelas crianças entendessem e se interessassem mais pelos temas da Matemática.

 




Escola Municipal Mário Cláudio
Tel.: (21) 2293-2996