Programa Saúde na Escola dá início à campanha de Segurança no Trânsito

Por Antônia Lúcia 

Você saberia dizer o nome de uma placa de advertência e uma educativa, sem recorrer ao manual? Ou interpretar o significado de três silvos breves, vindos de um agente de trânsito? Ou, indo um pouquinho mais longe, dizer qual é a multa para os pedestres que atravessam fora da faixa de segurança ou desobedecem à sinalização? Com certeza, muitos pedestres, inclusive, condutores teriam dificuldade na hora de responder.

Para conscientizar a população e a comunidade escolar sobre a importância das Leis do Trânsito, instrutores do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, um evento sobre segurança no trânsito e suas medidas preventivas, no Largo da Carioca e na Estação do Metrô, Centro do Rio.

Concebido a partir da proposta do professor Darcy Ribeiro, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi implementado, em agosto de 2000, pelas Secretarias de Estado de Defesa Civil (SEDEC), de Educação (SEE) e de Saúde (SES), ocasião em que o Governo do Estado retomou o projeto das Escolas de Tempo Integral e reativou os núcleos de saúde dos Centros Integrados de Educação Pública estaduais, os CIEPs.

Oferecido aos alunos, professores, funcionários e às pessoas que moram próximas aos Centros Integrados de Educação (CIEPs), o programa visa à formação de escolas promotoras de saúde, de maneira sistemática e contínua, promovendo a capacitação de uma comunidade atuante na busca de melhor qualidade de vida.

Saúde no Trânsito

Acompanhando as comemorações do Dia Mundial da Saúde, o PSE deu início a uma grande campanha de conscientização contra os acidentes de trânsito e o respeito à vida. Profissionais do Corpo de Bombeiros – que atuam no Programa Saúde na Escola – realizaram várias atividades educativas ligadas ao tema, tais como: exposição dos trabalhos ilustrados por alunos de vários CIEPs, maquetes retratando as minicidades do trânsito, apresentações de vídeos sobre as normas de segurança no trânsito, peças de teatro, palestras e brincadeiras interativas.

Entre os trabalhos confeccionados pelos alunos dos CIEPs e afixados no interior da Estação Carioca do Metrô, alguns chamavam a atenção pela originalidade e criatividade dos desenhos e das mensagens. Um exemplo foi o cartaz exposto pelos alunos do CIEP 413, cuja ilustração fazia alusão às maneiras erradas de se portar no trânsito.

Ao comentar sobre o cartaz, Pâmela Chaves de Jesus, 9 anos, aluna da 3.ª série da Escola Municipal Lauro Travessos, localizada no Jardim Bangu, foi enfática ao afirmar que, apesar de ainda não ter idade para atravessar uma faixa de pedestres sozinha, sabe exatamente os procedimentos corretos para fazer uma travessia segura. “Só se pode atravessar a rua com o sinal verde e na faixa de segurança. Mas, antes de atravessar, nós devemos olhar para os lados, para ver se realmente os carros estão parados”, respondeu a pequena pedestre com segurança de gente grande.

Para que os transeuntes pudessem participar das atividades, foram montadas dez tendas junto à saída da Estação Carioca do Metrô, além de um estande e 60 painéis educativos ilustrados por alunos de vários CIEPs.

Em um dos quiosques, médicos e enfermeiros que fazem parte do programa avaliaram a pressão arterial e realizaram exames de verificação da taxa de glicose nas pessoas interessadas. Já os dentistas do Corpo de Bombeiros que também atuam no PSE realizaram aplicações de flúor e deram orientações sobre higiene oral. Além do tema em destaque, assuntos como doação de sangue, cuidados com a saúde, violência contra crianças e mulheres, aleitamento materno e prevenção da Aids foram levados à população.

Segundo a Assessoria de Comunicação do PSE, além da importância da adoção de hábitos saudáveis no dia-a-dia do cidadão, o objetivo do evento foi conscientizar a população sobre os impactos dos acidentes na saúde e os custos provocados pela má conduta, tanto dos motoristas como dos pedestres.

Ainda de acordo com a Assessoria de Imprensa, a escolha do tema Segurança no Trânsito deu-se devido ao crescimento mundial do número de mortes por acidente de trânsito. No Brasil, embora medidas como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e o controle eletrônico da velocidade nas vias urbanas tenham ajudado a diminuir o número de mortes, pesquisas do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – revelam que cem pessoas morrem e mil ficam feridas todos os dias, vítimas do trânsito.

A segurança do pedestre depende da sua própria disciplina

  • Atravesse as ruas com atenção. Antes de deixar a calçada, observe de onde vêm os carros e se há semáforo.
  • Atravesse sempre na faixa de pedestres, quando houver.
  • Não fique no meio-fio esperando o sinal fechar para os carros. Isso atrapalha os motoristas e pode causas acidentes.
  • Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros. Se ocorrer um acidente a culpa será sua.
  • Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias.
  • Ande sempre pela calçada. Quando não existir calçada, caminhe no sentido contrário ao do tráfego para ter melhor visão dos veículos.
  • Nunca desça de um ônibus fora do ponto. Se não for possível evitar, antes de descer observe se nenhum carro ou moto está vindo em sua direção.
  • Nunca passe correndo na frente de uma garagem. Pare e olhe para ver se não está saindo nenhum carro.
  • Em caso de colisão, o cinto de segurança aumenta em 50% a proteção dos passageiros. Ele não é opcional. Faz parte das condições de segurança do carro, assim como os freios.
  • Crianças devem viajar sempre no banco traseiro. As pequenas devem ser transportadas em cadeirinhas apropriadas. A partir dos sete anos, as crianças podem usar cinto de segurança do banco traseiro.
  • Qualquer passageiro que viaje no banco traseiro deve obrigatoriamente usar o cinto. Caso contrário, se houver colisão, ele será jogado sobre os passageiros da frente, agravando o acidente.
  • A folga entre cinto e o corpo deve ser no máximo de 5cm (ou o equivalente ao seu punho).
  • Nunca passe o cinto por debaixo do braço.

  • Fonte: http://www.polmil.sp.gov.br/ccb/default.html