Projeto de leitura estimula produção textual e aproxima família da escola

Por Cláudia Sanches

“Tia, a gente vai levar livro para casa hoje?” Essa é a primeira pergunta que a aluna Vitória, de cinco anos, faz para sua professora enquanto a abraça. O livro ao qual a menina se refere com tanta felicidade faz parte do projeto Lendo e Escrevendo na Escola, idealizado pela equipe pedagógica e desenvolvido desde 2001 com os alunos da Educação Infantil do Jardim-de-Infância Marechal Hermes, localizado em Botafogo.

No final da aula, além do material tradicional, os leitores mirins levam, em suas pequenas mochilas, uma sacolinha colorida contendo um livrinho de história, um brinquedo que tenha a ver com o tema da fábula e um caderno no qual eles desenham e escrevem, juntamente com os pais ou responsáveis, como foi o momento da leitura e o que mais gostaram na história.

“Os kits são separados por turmas a partir de cores. O livro é escolhido pela criança na sala de leitura e vai acompanhado de um personagem que tenha a ver com a história, pode ser um bichinho de pelúcia, um fantoche, uma marionete ou um brinquedo para ser dramatizado. O “Rodando, Rodando”, por exemplo, que fala sobre trânsito e regras, vai acompanhado de um carrinho. Já o “Sopa de Letrinhas”, que é um dos prediletos, vai com letrinhas de plástico para que os pais ajudem os filhos a formar palavras, dando início, ludicamente, ao processo de alfabetização”, explica Sylvia Palmeiro, coordenadora do trabalho.

Os alunos podem ficar com o livro por dois dias. Após esse período, o kit é repassado para outra criança. Ao devolverem a sacolinha, a professora pede que os alunos façam uma roda e inicia a leitura dos textos, relatando as experiências vividas por cada um. Nessa hora, eles comentam sobre a história e contam como foi o momento da leitura e da escrita. “Com esse trabalho, fica evidente que a expressão gráfica e a oralidade podem ser estimuladas a partir da leitura. Basta o professor usar a imaginação, lembra aprofessora”.

Segundo a coordenadora Sylvia Palmeiro, a proposta é estimular o interesse dos alunos pela leitura e integrar os responsáveis nesse processo, uma vez que eles têm a responsabilidade de ler as histórias para seus filhos e, depois, escrever no caderno o que mais gostaram.

Para que essa participação seja garantida, as educadoras desenvolvem um trabalho de conscientização junto aos responsáveis, mostrando a importância deles serem parceiros da escola no processo de educação de seus filhos. “Para a felicidade de todos, o projeto dá resultado e a família se envolve bastante. Quando o pai ou a mãe não pode ler, a gente orienta que um irmão mais velho, avô ou um vizinho leia. As pessoas se aproximam e estamos formando não só crianças leitoras, mas também adultos que, muitas vezes, descobrem o prazer da leitura a partir dessa experiência com os filhos. A equipe brinca com os responsáveis que não basta ser pai, tem que participar”.

Jardim-Escola Marechal Hermes
Tel.:
(21) 2539-3701