Edição 39 - Aula-Passeio Revela o Rio de Janeiro

Por Cláudia Sanches  

Inserir a arte no cotidiano da escola. Esta é uma das principais propostas do projeto de Grafitismo, desenvolvido entre os alunos da 8.ª série da Escola João de Barro, localizada na Taquara. Para a idealizadora do projeto, professora de Artes Suely Mendes, o trabalho começou a se concretizar de uma forma bastante inusitada. “Como a nossa clientela tem pouca alternativa cultural no bairro, a idéia era que o projeto ajudasse a preencher essa lacuna”, explicou a professora.

O Papel da Arte na Educação

A partir do conteúdo pragmático estudado em sala de aula, os educandos aprenderam, por exemplo, a diferença entre grafitismo e pichação. “Grafitar é uma manifestação artística e pichar é um mero ato de vandalismo”, diferencia o aluno Daniel Vítor, que confessa já ter cometido esse erro. “Mas, hoje em dia, só fazemos arte, precisamos preservar os patrimônios públicos”, conclui Daniel, um dos mais animados do projeto sobre Grafitismo, desenvolvido no primeiro semestre do ano letivo. “Os grafiteiros são considerados artistas”, coloca, orgulhoso, o aluno Marco Antônio.

Depois de assimilarem os conhecimentos teóricos, os alunos resolveram colocá-los em prática. A partir desse momento, surgiu a idéia de grafitar o muro da Escola. O primeiro passo foi pedir autorização à diretora. A turma lembra que não foi fácil convencer o colégio da seriedade do trabalho: “Ninguém acreditava na gente”, conta o aluno Diego Alberto, que precisou usar todo o conhecimento sobre o tema para convencer a diretora. O empenho e a dedicação da turma fizeram a diferença e, durante uma semana, os estudantes pintaram e embelezaram o muro lateral da escola com seus sprays, tintas coloridas e muita criatividade.

Desenvolvimento do Projeto

A idéia de grafitar o muro surgiu com os alunos a partir da matéria estudada em sala de aula. Na primeira etapa, eles aprenderam a técnica do grafite e começaram a esboçar os croquis das figuras que iriam decorar o espaço. O segundo passo foi dividir a turma. Os próprios estudantes escolheram as suas tarefas, sendo que seis voluntários decidiram pintar o muro. O interessante, segundo Suely, foi o fato de os alunos mais desinteressados terem sido os que mais participaram e produziram. “O trabalho despertou a atenção e o talento de quem menos se esperava”, brincou a professora.

Pesquisando e buscando materiais que pudessem ajudar a reconstruir a história do grafitismo, através da escassa bibliografia, eles descobriram que o movimento surgiu em 1966, na Filadélfia, atrelado a questões políticas.

Durante as aulas em classe, Suely aproveitou o gancho para falar sobre a arquitetura da cidade do Rio de Janeiro. Cada desenho do painel foi escolhido a dedo pelos estudantes segundo suas visões ideológicas: a chuteira, que simboliza o país do futebol; a flor, a natureza; o coração, o amor; e o olho, que dá margem a muitas leituras. “Foi um trabalho muito enriquecedor. É a prova de que, quando você dá oportunidade, esses jovens são muito produtivos. Através da arte, eles canalizam as alegrias, as tristezas e as aptidões”, afirma a professora.

O projeto, que surgiu de forma experimental, já começa a render frutos. A coordenadora da Educação Infantil já sugeriu que a turma faça um mural no parque das crianças e os alunos da turma 801 já estudam motivos infantis para decorar o espaço. O projeto começa a ser reconhecido e a ganhar novos voluntários como o aluno Samuel Pinho, que, no início, não acreditava que iria dar certo.

A experiência com a nova linguagem foi bastante frutífera na Escola João de Barro, uma vez que os alunos puderam trabalhar a expressão artística e tiveram sua sensibilidade criativa despertada, possibilitando uma reflexão crítica em busca da construção do conceito cidadania.

De acordo com a professora, hoje vai ser mais difícil ver um aluno pensando em pichar, já que esse trabalho trouxe até eles a possibilidade de discutir e distinguir os valores do grafitismo e da pichação. O único problema, brinca Suely, é que não vai ter muro suficiente para todas as turmas grafitarem.

Escola João de Barro
Tel.: (21) 2440-5942