Na Infância

Cuidados com a saúde bucal na infância reduzem o risco de cáries na vida adulta

A primeira dentição de um ser humano começa a aparecer apenas por volta do sétimo mês de vida. Ao completar três anos de idade, os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes-de-leite, já estão todos na boca da criança e, com eles, surgem também as primeiras preocupações em prevenir as cáries.

A cárie e a gengivite são doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. A placa é formada por bactérias que vivem na boca e se multiplicam quando há resíduos alimentares, principalmente de carboidratos (doces e massas). Antes mesmo da erupção do primeiro dentinho do bebê, a boca da criança já deve receber higienização diária, para evitar a criação de um ambiente favorável às bactérias.

Esta higienização consiste em: enrolar uma gaze ou a ponta de uma fralda no dedo indicador; umedecê-la numa solução de água oxigenada 10 volumes, preparada com uma parte de água oxigenada para cinco partes de água filtrada, e esfregá-la em todas as superfícies da boca do bebê até remover a película formada pelo leite ou outros alimentos; não esquecer de limpar também a língua.

Nesta fase, a higienização deve ser feita pelo menos duas vezes por dia: pela manhã e após a última refeição ou mamada da noite, com a criança no colo; esta técnica deve ser utilizada mesmo quando irromperem os dentes anteriores (incisivos).

Com a erupção do primeiro dente posterior (primeiro molar decíduo), a higienização deverá ser feita com escova de dente de cerdas extramacias e cabeça bem pequena (própria para crianças). A quantidade de pasta de dente utilizada deve ser mínima, menor que uma ervilha.

As superfícies mastigatórias dos dentes são escovadas com movimentos de vai-e-vem, já as superfícies internas e externas, com movimentos circulares bem curtos. A língua também deve ser escovada, de trás para frente. Quando iniciar o uso da pasta de dente, que tem flúor, o uso da solução de flúor deve ser suspenso. Lembre-se de que o flúor ingerido em excesso é altamente tóxico.

Após a escovação, enxágüe a boca da criança e jamais deixe o tubo de pasta de dente ao seu alcance. O uso do fio dental deve ser iniciado com o uso da escova. Deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia, com a escovação. O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, deslizando-o com movimentos de vai-e-vem, para não machucar a gengiva, na qual deve penetrar delicadamente.

A dieta também é um fator importante na prevenção da cárie. Os carboidratos (doces, massas, açúcar, mel, geléia, bolacha, chocolate, refrigerante, bala, chiclete etc.) são transformados, pelas bactérias da boca, em ácidos que agridem os dentes, causando a cárie. Não há problema em ingerir estes alimentos desde que seu uso seja controlado.

Dicas

Cárie de Mamadeira
O aparecimento de cáries agudas, como as cáries de mamadeira, normalmente ocorre nos dentinhos da frente, em crianças de um ano e meio a três anos, que mamam de duas a três vezes na madrugada, associada à falta de higiene. Esta cárie tem evolução rápida, podendo causar dor, possíveis infecções e levar à perda precoce dos dentinhos de leite. Para preveni-la, é recomendada uma boa higiene bucal aliada a uma dieta alimentar balanceada.
Cárie de Peito
Ocorre em crianças que são amamentadas no peito, mesmo quando já têm de um a um ano e meio de idade, de forma indiscriminada, sem higiene, fazendo do peito da mãe uma chupeta, sem fins nutritivos. Nessa idade, a criança que tem o hábito de sugar o seio da mãe em qualquer horário poderá apresentar cáries de peito, agudas, de evoluções rápidas, que causam dor e destruição dos dentinhos de leite em pouco tempo. Portanto, o ideal é que a amamentação ocorra somente até os seis meses de vida do bebê e, daí para frente, seja retirada paulatinamente.
O Uso do Fio Dental com Flúor
O fio dental com flúor é uma boa opção para fazer o flúor chegar às áreas de contato entre os dentes, nas quais a pasta de dente nem sempre alcança, pois são áreas especialmente suscetíveis à cárie.
Freqüência na Ingestão de Carboidratos
O que é prejudicial na evolução da cárie é a freqüência de ingestão de carboidratos, e não a quantidade. Por isto, procure restringir a oferta de carboidratos às sobremesas e evite principalmente alimentos que são consumidos entre as refeições.
Fase de 1 a 8 meses: Formação dos dentes temporário e permanentes , incisivos central e lateral, canino, 1.º molar e 2.º molar temporário e 1.º molar permanente.

Fase de 8 a 9 meses: Erupção dos incisivos temporários.

Fase de 9 a 1 ano: Erupção dos incisivos e 1.º molar temporários.

Fase de 1 a 2 anos: Erupção do 1.º molar, canino, 2.º molar temporários.

Fase de 2 a 3 anos: Erupção do 2.º molar temporário e desenvolvimento dos dentes permanentes.

Fase de 3 a 4 anos: Desenvolvimento dos dentes permanentes.

Fase de 4 a 5 anos: Desenvolvimento dos dentes permanentes.

Fase de 5 a 6 anos: Erupção do 1.º molar permanente.

Fase de 6 a 7 anos: Queda do incisivo central temporário e erupção do incisivo central permanente.

Fase de 7 a 8 anos: Queda do incisivo lateral temporário e erupção do incisivo lateral permanente.

Fase de 8 A 9 anos: Dentição mista.

Fase de 9 a 10 anos: Queda do 1.º molar temporário e erupção do 1.º pré-molar permanente.

Fase de 10 a 11 anos: Queda do canino temporário e erupção do 1.º pré-molar, 2.º pré-molar, canino permanente.

Fase de 11 a 12 anos: Erupção do 2.º molar permanente.

Dr. Ricardo Frederico Oliveira
Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial
Professor da PUC-RJ e da Universidade Grande Rio (Unigranrio)
Tel: (21) 3822-9047
Fonte: www.viasaude.com.br/artigos/artigo_dragisele.htm