De acordo com o Ministério da Saúde e da Coordenação Nacional de DST/Aids, apesar de a Aids ainda não ter cura, o diagnóstico precoce do HIV faz com que o paciente se beneficie do tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo, retardando o aparecimento da doença e possibilitando maior qualidade de vida ao portador do vírus.

Estimativas indicam que 600 mil brasileiros devem ser portadores do vírus sem que a doença ainda tenha se manifestado. Desse universo, 200 mil já fizeram o teste, mais os demais ainda não sabem que têm o HIV. Foi pensando nisso, que a Coordenação de Aids lançou, no ano de 2002, a campanha Fique Sabendo - movimento de mobilização da sociedade brasileira que tem por objetivo estimular o diagnóstico de HIV no país. A idéia da coordenação é que essas pessoas procurem saber suas condições sorológicas para se protegerem e protegerem também seus parceiros.

O que são HIV e Aids?


A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é provocada pelo HIV que se encontra no sangue, no líquido claro que sai do pênis antes da ejaculação, no esperma, na secreção vaginal, no leite da mãe e em objetos infectados por essas substâncias. Entretanto, a pessoa pode ter o HIV e não ter Aids, pois a doença pode levar até 10 anos para aparecer. Quando alguém tem Aids, o HIV destrói as células de defesa do corpo (os chamados glóbulos brancos), o organismo enfraquece e várias doenças, chamadas de oportunistas, podem se manifestar.

O portador do HIV, mesmo não tendo Aids, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais. É importante lembrar que o paciente deve ser acompanhado por um profissional de saúde, que irá orientá-lo e indicar quando deve ser iniciado o tratamento com os anti-retrovirais.

Sintomas da Aids

Como já foi dito, os indícios da Aids podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando pelos sintomas da doença. Se você fez sexo sem camisinha, compartilhou seringa com outra pessoa ou é profissional de saúde e já passou por acidente com materiais perfurocortantes, faça o teste anti-HIV. Quanto mais cedo for diagnosticado o vírus da Aids e se iniciar o tratamento adequado, maior será sua qualidade de vida.

No entanto, é bom lembrar que o teste só deve ser feito três meses após a exposição, período que o corpo leva para produzir anticorpos que possam ser detectados.Os exames mais utilizados são o Elisa, o Western-blot e a Imunofluorescência indireta. Também existe o teste rápido, que revela o resultado em 3 minutos.

Centros de Testagem e Aconselhamento

O teste anti-HIV pode ser feito em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), em laboratórios de saúde pública de alguns hospitais públicos e em hospitais particulares. O Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, mais de 300 postos de testagem anônima espalhados em todo o país. Nos casos positivos, os resultados são fornecidos aos pacientes em total sigilo e os portadores recebem apoio psicológico e são informados sobre a rede pública de assistência e ONGs que podem ajudá-los e orientá-los a cuidar da saúde, de forma que possam viver anos sem que a doença se manifeste.

Privacidade no Resultado do Teste


O conhecimento do resultado do teste é um direito exclusivo do portador e do seu médico. Segundo a Coordenação Nacional de DST/Aids, essa proteção é necessária para evitar o preconceito e a discriminação com o portador. Afinal, o fato de uma pessoa ter o HIV não a impede de exercer qualquer atividade física, profissional ou social.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde - Tel.: (61) 448-8001
Site: www.aids.gov.br/fiquesabendo


Centros de Testagem de HIV no Rio de Janeiro

Duque de Caxias - Rua General Argolo, s/n. º - Centro - Tel.: (21) 2671-7659.

Niterói - Policlínica Comunitária St.ª Rosa - Praça Vital Brasil, s/n. º - Vital Brasil - Tel.: (21) 2711-2366.

Nova Iguaçu - Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos - Rua Bernardino de Mello, 1.895 - Centro - Tel.: (21) 2667-3281.

Rio de Janeiro - CTA Hospital Municipal Rocha Maia - General Severiano, 81 - Botafogo - Tel.: (21) 2295-2295.

Rio de Janeiro - CTA Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro - Avenida Ministro Edgard Romero, 276/B - Madureira - Tel.: (21) 3390-0180.

Rio de Janeiro - CTA Hospital Escola São Francisco de Assis - Avenida Presidente Vargas, 2.863 - Praça Onze - Tel.: (21) 2293-2255