Projeto
mobiliza alunos e comunidade a preservar a área em que vivem
Por Tony Carvalho
Tudo começou
com a preocupação em discutir o crescimento desordenado do bairro de Vargem
Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos poucos, o interesse de preservar
a imensa área verde do local foi crescendo e virando assunto rotineiro
em sala de aula. A partir daí, ganhou força a idéia de mobilizar os pais
e a comunidade para o problema. Assim nasceu o projeto O Meio Ambiente
que Queremos, realizado pelo Colégio Vargem Grande.
No último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Educação
Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental promoveram uma passeata
ecológica pela rua da escola. A manifestação serviu para que as crianças
dessem um grito de alerta para a comunidade, que assiste apreensiva ao
crescente loteamento de áreas virgens.
Com criatividade, os alunos confeccionaram cartazes, painéis, faixas,
viseiras e declararam o seu amor ao bairro. Eliane, professora de 1.ª
série, explorou o tema como um todo, mas deu prioridade aos problemas
da comunidade, como os esgotos jogados nos rios. A educadora aproveitou
o gancho para trabalhar a poluição de rios e mares e contextualizar com
a produção de poemas e composições sobre o assunto. Os trabalhos utilizaram
dobraduras, recortes e colagens, aproveitando restos de materiais recicláveis,
além de pintura a dedo, carvão, hidrocor e retalhos de tecidos.
"O projeto está inserido na nossa proposta educativa, voltada para o desenvolvimento
integral do estudante, e visa a melhorar a sua compreensão do meio em
que vive, participando ativamente de uma sociedade de mudanças e de processos
ativos", explica a diretora Cristina Nunes Costa de Oliveira. Aproveitando
o tema, as professoras enfocaram a importância do respeito às diferenças
para que haja vida em sociedade. "Nem todas as árvores são iguais, mas
juntas formam um belíssimo quadro. Assim acontece com as pessoas. O respeito
às características de cada indivíduo é fundamental", completa.
Participar do Presente para Construir o Futuro
A passeata é apenas uma das etapas do projeto. Os alunos estão fazendo
um mapeamento do bairro, com o objetivo de criar um roteiro histórico-cultural,
identificando trilhas ecológicas, locais para caminhada, museus, bibliotecas,
praças, prédios tombados e parques, entre outros pontos importantes. Após
a conclusão do trabalho de pesquisa, será impressa uma cartilha, que contará
com o apoio de comerciantes locais para viabilizar sua impressão.
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Em
sala de aula, as turmas de 4.ª e 5.ª séries estão reunindo as informações
colhidas e produzindo textos. No manual também serão destacados os problemas
já detectados pelos moradores, como coleta de lixo, fornecimento de água
e energia, transporte e saneamento básico. "Não adianta termos um bairro
repleto de belezas naturais se elas estão correndo o risco de serem extintas
antes de chegarmos à próxima década. Eu moro aqui há 15 anos e muita coisa
já mudou. Existem locais que precisam ser tombados e, a cada dia, novos
condomínios começam a ser construídos sem que os prejuízos ambientais
sejam levados em conta. Estamos semeando a idéia de que as gerações futuras
também gostariam de vivenciar essas belezas, mas, para isso, é preciso
incentivar o interesse pela preservação. E a criança é o melhor elemento
para desencadear esse processo. Pedagogicamente é possível construir uma
proposta de trabalho em que eles, juntamente com os professores, escrevam
a cartilha", define Cristina.
A cartilha, que
será o ponto culminante do projeto, também trará fotos da Vargem Grande
de outrora, da época em que foi fundada. Já as ilustrações estão sendo
feitas pelos próprios alunos. Cada um, com seus traços e pinturas originais,
tentam exprimir as suas visões de uma sociedade ecologicamente correta.
Aliás, o convívio com a natureza faz parte do dia-a-dia da escola. Além
de pés de goiaba, graviola, jamelão, bananeira e pinheiro, as crianças
têm contato com patos, coelhos e até um mico que vez ou outra faz uma
visitinha. "A educação ambiental é uma prática desenvolvida por todos.
Cada turma é mobilizada a desenvolver uma preocupação com o ecossistema.
As crianças são incentivadas a manter o seu espaço limpo, a cuidar de
si e dos outros seres vivos, curtindo e apreciando o espaço verde que
possuímos", afirma a diretora.
Aproveitando as garrafas plásticas recolhidas, cada aluno construiu uma
pequena horta. "Recortamos as garrafas e nelas os alunos prepararam o
adubo para o plantio das sementes que eles trouxeram. Cada garrafa ganhou
uma etiqueta com o nome do aluno, o tipo de semente e o tempo que ela
levará para germinar. Cada criança é responsável pela manutenção da sua
horta", conta Priscila, professora de Educação Infantil.
Para a coordenadora pedagógica Glória Regina de Oliveira, as atividades
realizadas no projeto ajudam na formação do indivíduo: "A proposta da
escola contribui para a construção de uma consciência de preservação e
respeito ao ambiente e ao próximo", garante. A preocupação de tornar o
indivíduo um ser melhor, engajado e consciente do seu papel como cidadão
é uma busca constante da escola moderna, semeando valores que germinarão
para a vida inteira.
Colégio Vargem Grande
Tel.: (21) 2428-2330
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