Projeto mobiliza alunos e comunidade a preservar a área em que vivem

Por Tony Carvalho

Tudo começou com a preocupação em discutir o crescimento desordenado do bairro de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Aos poucos, o interesse de preservar a imensa área verde do local foi crescendo e virando assunto rotineiro em sala de aula. A partir daí, ganhou força a idéia de mobilizar os pais e a comunidade para o problema. Assim nasceu o projeto O Meio Ambiente que Queremos, realizado pelo Colégio Vargem Grande.

No último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental promoveram uma passeata ecológica pela rua da escola. A manifestação serviu para que as crianças dessem um grito de alerta para a comunidade, que assiste apreensiva ao crescente loteamento de áreas virgens.

Com criatividade, os alunos confeccionaram cartazes, painéis, faixas, viseiras e declararam o seu amor ao bairro. Eliane, professora de 1.ª série, explorou o tema como um todo, mas deu prioridade aos problemas da comunidade, como os esgotos jogados nos rios. A educadora aproveitou o gancho para trabalhar a poluição de rios e mares e contextualizar com a produção de poemas e composições sobre o assunto. Os trabalhos utilizaram dobraduras, recortes e colagens, aproveitando restos de materiais recicláveis, além de pintura a dedo, carvão, hidrocor e retalhos de tecidos.

"O projeto está inserido na nossa proposta educativa, voltada para o desenvolvimento integral do estudante, e visa a melhorar a sua compreensão do meio em que vive, participando ativamente de uma sociedade de mudanças e de processos ativos", explica a diretora Cristina Nunes Costa de Oliveira. Aproveitando o tema, as professoras enfocaram a importância do respeito às diferenças para que haja vida em sociedade. "Nem todas as árvores são iguais, mas juntas formam um belíssimo quadro. Assim acontece com as pessoas. O respeito às características de cada indivíduo é fundamental", completa.

Participar do Presente para Construir o Futuro

A passeata é apenas uma das etapas do projeto. Os alunos estão fazendo um mapeamento do bairro, com o objetivo de criar um roteiro histórico-cultural, identificando trilhas ecológicas, locais para caminhada, museus, bibliotecas, praças, prédios tombados e parques, entre outros pontos importantes. Após a conclusão do trabalho de pesquisa, será impressa uma cartilha, que contará com o apoio de comerciantes locais para viabilizar sua impressão.

Em sala de aula, as turmas de 4.ª e 5.ª séries estão reunindo as informações colhidas e produzindo textos. No manual também serão destacados os problemas já detectados pelos moradores, como coleta de lixo, fornecimento de água e energia, transporte e saneamento básico. "Não adianta termos um bairro repleto de belezas naturais se elas estão correndo o risco de serem extintas antes de chegarmos à próxima década. Eu moro aqui há 15 anos e muita coisa já mudou. Existem locais que precisam ser tombados e, a cada dia, novos condomínios começam a ser construídos sem que os prejuízos ambientais sejam levados em conta. Estamos semeando a idéia de que as gerações futuras também gostariam de vivenciar essas belezas, mas, para isso, é preciso incentivar o interesse pela preservação. E a criança é o melhor elemento para desencadear esse processo. Pedagogicamente é possível construir uma proposta de trabalho em que eles, juntamente com os professores, escrevam a cartilha", define Cristina.

A cartilha, que será o ponto culminante do projeto, também trará fotos da Vargem Grande de outrora, da época em que foi fundada. Já as ilustrações estão sendo feitas pelos próprios alunos. Cada um, com seus traços e pinturas originais, tentam exprimir as suas visões de uma sociedade ecologicamente correta. Aliás, o convívio com a natureza faz parte do dia-a-dia da escola. Além de pés de goiaba, graviola, jamelão, bananeira e pinheiro, as crianças têm contato com patos, coelhos e até um mico que vez ou outra faz uma visitinha. "A educação ambiental é uma prática desenvolvida por todos. Cada turma é mobilizada a desenvolver uma preocupação com o ecossistema. As crianças são incentivadas a manter o seu espaço limpo, a cuidar de si e dos outros seres vivos, curtindo e apreciando o espaço verde que possuímos", afirma a diretora.

Aproveitando as garrafas plásticas recolhidas, cada aluno construiu uma pequena horta. "Recortamos as garrafas e nelas os alunos prepararam o adubo para o plantio das sementes que eles trouxeram. Cada garrafa ganhou uma etiqueta com o nome do aluno, o tipo de semente e o tempo que ela levará para germinar. Cada criança é responsável pela manutenção da sua horta", conta Priscila, professora de Educação Infantil.

Para a coordenadora pedagógica Glória Regina de Oliveira, as atividades realizadas no projeto ajudam na formação do indivíduo: "A proposta da escola contribui para a construção de uma consciência de preservação e respeito ao ambiente e ao próximo", garante. A preocupação de tornar o indivíduo um ser melhor, engajado e consciente do seu papel como cidadão é uma busca constante da escola moderna, semeando valores que germinarão para a vida inteira.

Colégio Vargem Grande

Tel.: (21) 2428-2330