Pedro
Demo nasceu em Pedras Grandes, Santa Catarina, em 1941, onde fez a escola
primária. Com nove anos entrou no Seminário dos Franciscanos, em Rodeio/SC,
e depois em Rio Negro/PR, para, em seguida, cursar até o Segundo Grau
em Agudos/SP. Em 1963, graduou-se em Filosofia pela Faculdade dos Franciscanos,
em Curitiba. Fez três anos de Teologia em Petrópolis e estudou Música,
de 1964 a1966. De 1967 a 1971, fez o curso de Doutorado em Sociologia,
na Alemanha. Sua tese recebeu a nota máxima, foi premiada e publicada,
em alemão, em 1973, pela Editora Anton Hain. Cursou o Pós-doutorado na
Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha) e na University of California
at Los Angeles (UCLA). Atualmente, é professor titular da Universidade
de Brasília, onde atua desde 1982. |
Entende-se
por aprendizagem reconstrutiva aquela marcada pela relação de sujeitos
e que tem como fulcro principal o desafio de aprender, mais do que de
ensinar, com a presença do professor na condição de orientador "maiêutico".
Este tipo de aprendizagem tem como contexto central a formação da competência
humana, de cunho político, certamente instrumentada tecnicamente, mas
efetivada pela idéia central de formar sujeitos capazes de história própria,
individual e coletiva. Assim, quando se aproxima este tipo de aprendizagem
do saber pensar e do aprender a aprender, a diferença substancial frente
às idéias "escolanovistas" ou da assim chamada "qualidade total" está
no fato de o propósito ético-político se constituir na razão de ser do
processo, permanecendo o manejo do conhecimento e a referência ao mercado
como meio. Ou seja, a qualidade política prevalece sobre a qualidade formal,
ainda que uma não substitua nem se desfaça na outra. Ao mesmo tempo, a
presença do professor é considerada componente intrínseco da aprendizagem,
por ser esta uma habilidade humana e social, não eletrônica ou apenas
técnica. |