
Projeto
alia música à História do Brasil
Por Simone Garrafiel
O gênero musical
samba faz parte da Música Popular Brasileira? Muitos dizem que não. Entretanto,
os professores de História Alberto Buaiz, André Mendes, Rooseveltt Lima
e Romney Lima comprovam o contrário, com o projeto "História Através da
Música", o qual mostra que o samba é um dos principais representantes
da MPB, em uma aula que associa a História do Brasil à cultura musical
brasileira.
Idealizado pelo quarteto, há três anos, o projeto surgiu da vontade de
trabalhar a História de maneira lúdica e diferente. "Como todos nós tínhamos
o mesmo objetivo, formamos o grupo e começamos a apresentar o trabalho
nas escolas", disse Buaiz. "Utilizamos a música para apresentar o conteúdo
histórico, criticar e discutir os temas. Ao mesmo tempo, mostramos aos
alunos grandes poetas da MPB, como Noel Rosa e Cartola, apresentando uma
qualidade de música que ficou no ostracismo para eles", completa Rooseveltt.
A dinâmica da aula
segue um roteiro de músicas intercalado a palestras. Depois da apresentação
de cada samba, Rooseveltt faz uma explanação sobre o tema concernente
à música, discutindo, debatendo e interagindo com os alunos. "As músicas
seguem uma ordem cronológica. Assim, fazemos um passeio da escravatura
até a Ditadura Militar, passando pelos cinco séculos, discutindo assuntos
como República Velha, Voto de Cabresto, Revolução de 30, Era Vargas e
JK", explica.
Conheça
o repertório do projeto "História Através da
Música" e os conteúdos a que se referem.
Samba
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Conteúdo
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Kizomba, A Festa da Raça
(Rodolpho, Jonas, Luís Carlos da Vila)
- Luxuosos Transatlânticos (Cláudio
Jorge, Nei Lopes)
- Heróis da Liberdade (Silas
de Oliveira, Mano Décio, M. Ferreira)
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Escravidão
no Brasil; trabalho do negro africano no Brasil e sua importância
econômica dentro dos parâmetros do Pacto Colonial; inconformismo
do escravo; formação dos quilombos.
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Seis Datas Magnas
(Candeia, Altair Prego)
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Processo
de Independência do Brasil; política interna e externa
do Império.
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Os Sertões
(Edeor de Paula)
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Situação
do Nordeste brasileiro no Séc. XIX; Revolta de Canudos; Proclamação
da República.
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O Ganzá do Seu Leitão (Nei
Lopes, Cléber , Augusto)
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República
Velha; cultura brasileira.
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O Grande Presidente (Padeirinho)
- Ministério da Economia (Geraldo
Pereira, Arnaldo Passos)
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Era
Vargas, com ênfase nos aspectos econômicos e sociais
do Governo de Getúlio.
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Não Tem Tradução
(Noel Rosa)
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Influência
estrangeira que a cultura brasileira sofreu no início do
Séc. XX; Imperialismo.
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Apesar de Você (Chico
Buarque)
- O Bêbado e a Equilibrista (João
Bosco, Aldir Blanc)
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Ditadura
Militar.
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Homenagem ao Malandro
(Chico Buarque)
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Conjuntura
brasileira atual.
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A
utilização do samba também é fundamental na dinamização da aula, já que
nem todas as letras são fidedignas à História, o que permite uma discussão
intensa e a flexibilização dos enfoques. O professor estimula os alunos
a descobrirem quais são as falácias das letras. Também são feitas relações
do passado com o presente. "Vocês sabiam que o presidente Bush pode ser
considerado o Tiradentes do século XXI?", brinca Rooseveltt durante uma
apresentação, justificando, em seguida, sua assertiva.
Durante a apresentação,
os alunos ficam atentos, e seengana quem pensa que ficam tímidos quando
o professor os interpela. A participação é ativa. No Colégio Pentágono,
localizado em Vila Valqueire, os alunos de 1.ª a 3.ª séries do Ensino
Médio assistiram a uma aula em setembro e, diante de perguntas como "O
que foi a Lei do Sexagenário?" e "Qual foi o primeiro movimento que envolveu
a Independência?", as repostas estavam na ponta da língua.
O projeto é desenvolvido para alunos da 5.ª série do Ensino Fundamental
ao 3.º ano do Ensino Médio. O repertório musical é o mesmo para todas
as turmas, o que varia é o discurso histórico, o vocabulário e o aprofundamento
do conteúdo. Segundo Rooseveltt, a discussão para o Ensino Médio, por
exemplo, é mais completa, pois, ao longo das séries, eles já passaram
pela História do século XX e, então, têm mais bagagem. O resultado é uma
aula de História dinâmica, com muita música e descontração!
Contatos:
Alberto Buaiz - 2494-4357 / 9802-5863
Rooseveltt e Romney - 2238-3910 / 9979-3336
Veja
alguns trechos dos sambas apresentados:
"Valeu,
Zumbi! / O grito forte dos Palmares / Que correu terras, céus
e mares / influenciando a Abolição" (Kizomba,
A Festa da Raça)
"Passava
noite, vinha dia / O sangue do negro corria dia-a-dia / De lamento
em lamento / De agonia em Agonia / Ele pedia o fim da Tirania"
(Heróis da Liberdade)
"Foi
Tiradentes, o Inconfidente / Que foi condenado à morte /
Trinta anos depois / O Brasil tornou-se independente" (Seis
Datas Magnas)
"Salve
o estadista / Idealista e realizador / Getúlio Vargas / O
grande presidente de valor" (O Grande Presidente)
"Que
sonha com a volta do irmão do Henfil / Com tanta gente que
partiu / Num rabo de foguete / Chora as nossa pátria mãe
gentil / Choram "Marias" e "Clarices" / no solo
do Brasil" (O Bêbado e a Equilibrista)

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