Projeto alia música à História do Brasil

Por Simone Garrafiel

O gênero musical samba faz parte da Música Popular Brasileira? Muitos dizem que não. Entretanto, os professores de História Alberto Buaiz, André Mendes, Rooseveltt Lima e Romney Lima comprovam o contrário, com o projeto "História Através da Música", o qual mostra que o samba é um dos principais representantes da MPB, em uma aula que associa a História do Brasil à cultura musical brasileira.

Idealizado pelo quarteto, há três anos, o projeto surgiu da vontade de trabalhar a História de maneira lúdica e diferente. "Como todos nós tínhamos o mesmo objetivo, formamos o grupo e começamos a apresentar o trabalho nas escolas", disse Buaiz. "Utilizamos a música para apresentar o conteúdo histórico, criticar e discutir os temas. Ao mesmo tempo, mostramos aos alunos grandes poetas da MPB, como Noel Rosa e Cartola, apresentando uma qualidade de música que ficou no ostracismo para eles", completa Rooseveltt.

A dinâmica da aula segue um roteiro de músicas intercalado a palestras. Depois da apresentação de cada samba, Rooseveltt faz uma explanação sobre o tema concernente à música, discutindo, debatendo e interagindo com os alunos. "As músicas seguem uma ordem cronológica. Assim, fazemos um passeio da escravatura até a Ditadura Militar, passando pelos cinco séculos, discutindo assuntos como República Velha, Voto de Cabresto, Revolução de 30, Era Vargas e JK", explica.

Conheça o repertório do projeto "História Através da Música" e os conteúdos a que se referem.

Samba
Conteúdo
- Kizomba, A Festa da Raça (Rodolpho, Jonas, Luís Carlos da Vila)
- Luxuosos Transatlânticos (Cláudio Jorge, Nei Lopes)
- Heróis da Liberdade (Silas de Oliveira, Mano Décio, M. Ferreira)
Escravidão no Brasil; trabalho do negro africano no Brasil e sua importância econômica dentro dos parâmetros do Pacto Colonial; inconformismo do escravo; formação dos quilombos.
- Seis Datas Magnas (Candeia, Altair Prego)
Processo de Independência do Brasil; política interna e externa do Império.
- Os Sertões (Edeor de Paula)
Situação do Nordeste brasileiro no Séc. XIX; Revolta de Canudos; Proclamação da República.
- O Ganzá do Seu Leitão (Nei Lopes, Cléber , Augusto)
República Velha; cultura brasileira.
- O Grande Presidente (Padeirinho)
- Ministério da Economia (Geraldo Pereira, Arnaldo Passos)
Era Vargas, com ênfase nos aspectos econômicos e sociais do Governo de Getúlio.
- Não Tem Tradução (Noel Rosa)
Influência estrangeira que a cultura brasileira sofreu no início do Séc. XX; Imperialismo.
- Apesar de Você (Chico Buarque)
- O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco, Aldir Blanc)
Ditadura Militar.

- Homenagem ao Malandro (Chico Buarque)

Conjuntura brasileira atual.

A utilização do samba também é fundamental na dinamização da aula, já que nem todas as letras são fidedignas à História, o que permite uma discussão intensa e a flexibilização dos enfoques. O professor estimula os alunos a descobrirem quais são as falácias das letras. Também são feitas relações do passado com o presente. "Vocês sabiam que o presidente Bush pode ser considerado o Tiradentes do século XXI?", brinca Rooseveltt durante uma apresentação, justificando, em seguida, sua assertiva.

Durante a apresentação, os alunos ficam atentos, e seengana quem pensa que ficam tímidos quando o professor os interpela. A participação é ativa. No Colégio Pentágono, localizado em Vila Valqueire, os alunos de 1.ª a 3.ª séries do Ensino Médio assistiram a uma aula em setembro e, diante de perguntas como "O que foi a Lei do Sexagenário?" e "Qual foi o primeiro movimento que envolveu a Independência?", as repostas estavam na ponta da língua.

O projeto é desenvolvido para alunos da 5.ª série do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio. O repertório musical é o mesmo para todas as turmas, o que varia é o discurso histórico, o vocabulário e o aprofundamento do conteúdo. Segundo Rooseveltt, a discussão para o Ensino Médio, por exemplo, é mais completa, pois, ao longo das séries, eles já passaram pela História do século XX e, então, têm mais bagagem. O resultado é uma aula de História dinâmica, com muita música e descontração!

Contatos:
Alberto Buaiz - 2494-4357 / 9802-5863
Rooseveltt e Romney - 2238-3910 / 9979-3336

 

Veja alguns trechos dos sambas apresentados:

"Valeu, Zumbi! / O grito forte dos Palmares / Que correu terras, céus e mares / influenciando a Abolição" (Kizomba, A Festa da Raça)

"Passava noite, vinha dia / O sangue do negro corria dia-a-dia / De lamento em lamento / De agonia em Agonia / Ele pedia o fim da Tirania" (Heróis da Liberdade)

"Foi Tiradentes, o Inconfidente / Que foi condenado à morte / Trinta anos depois / O Brasil tornou-se independente" (Seis Datas Magnas)

"Salve o estadista / Idealista e realizador / Getúlio Vargas / O grande presidente de valor" (O Grande Presidente)

"Que sonha com a volta do irmão do Henfil / Com tanta gente que partiu / Num rabo de foguete / Chora as nossa pátria mãe gentil / Choram "Marias" e "Clarices" / no solo do Brasil" (O Bêbado e a Equilibrista)