Fundado em 1979, funcionou durante quase vinte anos na Estação Carioca. Parte integrante do Projeto de Revitalização do Sistema de Bondes, o Museu foi transferido para Santa Teresa, inaugurando sua nova fase. As instalações foram totalmente reconstruídas e oferecem aos visitantes mais de 300 peças que ilustram a passagem dos bondes pela cidade do Rio de Janeiro. São balaústres, campainhas e relógios originais, réplicas em miniaturas, vestuário e objetos que compõem o cotidiano dos bondinhos através das décadas, além de significativo acervo iconográfico contando parte da história da viação férrea urbana desde o final do século XIX, quando os carros eram movidos por tração animal.

Um vídeo com duração de 40 minutos e livros contendo a história dos bondes no Rio de Janeiro, paisagens do Rio antigo, músicas e crônicas feitas em sua homenagem estão à disposição dos visitantes e pesquisadores.



Pacote Turístico e Cultural

Aos sábados, às 10h e às 14h, o Sistema de Bondes de Santa Teresa promove o passeio com o Bonde Ecológico e o Bonde Histórico: o primeiro faz o roteiro Estação Carioca dos Bondes, Silvestre, Museu do Bonde, Estação Carioca e o segundo, Estação Carioca, Largo das Neves, Museu do Bonde, Estação Carioca. Cada passageiro recebe um cartão postal que lhe dá direito a ficar mais tempo em Santa Teresa, almoçar num dos vários restaurantes situados próximos ao Largo dos Guimarães, visitar outros Museus e Centros Culturais e depois descer nos bondes de linha sem pagar mais nada. A visita é guiada com explicações sobre o bairro e os bondes.

Além dos programas turísticos citados, são realizados outros eventos pelo próprio Museu e em colaboração com instituições locais: Escola vai ao Bonde; Programa do Idoso; Festival Arte de Portas Abertas; e Bonde Boneco.

O Museu do Bonde funciona diariamente, das 9h às 16h30, na Rua Carlos Brant, 14 - Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ.
Telefones para contato: (21) 2222-1003 ou 2242-2354.