Projeto está ajudando a realizar o sonho de centenas de crianças

Por Tony Carvalho

Uma escola pequena, se levarmos em conta o seu espaço físico, mas gigante, se considerarmos os resultados já obtidos com um projeto que foi implantado em 1997 e que a cada ano ganha mais força: o Crespoarte - Crescendo no Esporte e na Arte. Assim é o Colégio Estadual Evangelina Porto da Motta, localizado no bairro 21 de Abril, em Duque de Caxias. Sob a coordenação das professoras Ana Cátia Rodrigues, de Educação Física e Vanda Maria Cordeiro, de Educação Artística, o projeto vem ajudando transformar a realidade de muitos jovens.

De acordo com a diretora do colégio, Maria José Pereira da Costa, a iniciativa está ajudando a evitar a evasão escolar e a melhorar consideravelmente o rendimento em sala de aula. "Os alunos engajados nas atividades ficam praticamente o tempo integral na escola, pois quem estuda pela manhã participa das oficinas à tarde e vice-versa. Com isso, eles estão mais participativos e integrados. Este projeto é a menina dos olhos da nossa comunidade escolar", revela.

Para Ana Cátia, a proposta está baseada na premissa de que as crianças aprendem o que vivenciam. Por isso, através do esporte e da arte, é possível aprimorar as habilidades naturais, incentivar o espírito de grupo, aumentar a auto-estima, estimular a criatividade e desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. "O nosso objetivo é dar ao aluno a oportunidade de participar efetivamente de um processo diferenciado de Educação, oferecendo condições para que a criança e o adolescente se reconheçam enquanto ser político-social, capaz de transformar o meio em que vive, através de um trabalho crítico-reflexivo, solidário e comum", explica a professora.

Os alunos não são obrigados a participar do projeto e a escolha da atividade fica a critério de cada um. Entre os módulos esportivos, destacam-se o atletismo, o handebol e o futebol de salão, divididos em várias categorias para atender aos alunos de 5.ª Série do Ensino Fundamental ao 3.º Ano do Ensino Médio.

O módulo artístico também oferece uma gama de opções como pintura e desenho com guache sobre lixa; carvão sobre papel e tinta óleo sobre madeira; modelagem com argila, papel machê, cimento, gesso e sucata. Há ainda as oficinas de capoeira, teatro, dança e coral.

"A arte não necessita de argumentos que justifiquem sua presença neste projeto, nem de métodos de ensino estranhos à sua natureza intrínseca. Se não desenvolvermos o sistema de pensar não discursivo ou artístico da criança, ela não estará apta a um conhecimento totalizador de si e dos outros. Portanto, a própria existência do universo artístico do homem torna necessária a integração da arte na educação. Para esse projeto, definimos como prioridade o conhecimento da comunidade onde se insere a escola, sua história cultural, seus valores artísticos e sua identidade, ou seja, a arte assume uma importância na educação porque é importante em si mesma para o homem, e não porque seja instrumento para fins de outra natureza", argumenta a professora Vanda.

Valbert Vilella, 13 anos, é aluno da 7.ª série e participa da oficina de teatro. Para ele, a arte cênica o está ajudando a desenvolver a expressão corporal, a memorizar textos e a tirar boas notas em sala de aula. O seu bom desempenho já o tornou monitor da turma. "Este projeto abriu os meus horizontes. Hoje eu tenho um sonho: sair dramatizando pelo mundo afora", confessa. Jéssica Verônica, aluna da 7.ª Série, é outra revelação da escola. Ela pratica atletismo e, graças ao seu desempenho, já está treinando na Vila Olímpica da cidade. Assim como estes dois estudantes, muitos outros jovens são exemplos de como o projeto vem dando certo.

A escola, que conta com cerca de 800 alunos, sequer possui quadra de esportes, mas isso não impediu o entusiasmo das coordenadoras. Elas utilizam a praça que fica em frente ao colégio para realizar os treinamentos. "A nossa proposta é fazer algo diferente, pois o trabalho crítico sobre crianças e adolescentes de baixa renda em seu meio já se esgotou em teorizações. Trabalhamos o esporte e a arte como liberdade de expressão, buscando o fortalecimento individual e comunitário e contribuindo para uma transformação social", conclui Ana Cátia.

Colégio Estadual Evangelina Porto da Motta
Tel.: (21) 2671-7515