Escola e comunidade de mãos dadas

Por Tony Carvalho

Um dia em que escola e comunidade puderam interagir de forma plena. Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Estadual Dr. Rodolpho Siqueira, localizado em São Gonçalo, realizou o Dia de Ação Solidária. As dez salas de aula da escola e o pátio foram ocupados por voluntários e parceiros de diversas instituições que se colocaram à disposição dos moradores do bairro para a realização de vários serviços. O evento contou com a participação efetiva dos quase mil alunos da 5.ª Série do Ensino Fundamental ao 3.º Ano do Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Eleide Lessa, o objetivo é valorizar o lado humano do indivíduo, despertando sua auto-estima e tornando-o consciente de seus direitos e deveres. "Houve toda uma preparação da escola para esse momento de resgate da cidadania. Além das conversas entre professores e alunos, tivemos uma reunião com os pais para explicar a nossa proposta. A escola não é apenas um lugar onde o aluno aprende a ler, escrever e a efetuar as quatro operações. Ele precisa acordar para o seu lado cidadão e lutar pelo seu espaço", afirma.

A Ação Solidária ofereceu aos visitantes cursos, oficinas e palestras sobre prevenção de doenças. Mas foram as emissões da carteira de identidade e do título de eleitor que mais atraíram o interesse dos jovens. Alguns demonstraram uma enorme alegria pelo fato de estarem requerendo o documento. Jéssica Silva de Oliveira, aluna da 8.ª Série, é uma delas. Com apenas 14 anos, ela acredita que está na hora de buscar o primeiro emprego. "Agora, com a carteira de identidade na mão, me sinto uma cidadã completa", diz.

A Previdência Social também se fez presente para prestar informações a respeito de benefícios como auxílio-maternidade, aposentadoria e pensões. Uma universidade disponibilizou atendimento jurídico para esclarecer os interessados sobre os direitos do consumidor. O Instituto Nacional do Câncer montou um estande para divulgar uma campanha antitabagismo. "Através de uma boneca que ganhou o nome de Altina, mostramos aos jovens os malefícios que o cigarro causa ao pulmão do fumante. Identificamos também os produtos químicos que são exalados com a queima do cigarro e que trazem prejuízos para a saúde dos fumantes passivos", explica o professor de Ciências Aldo Luiz Ferreira.

A Pastoral da Saúde trouxe para a escola a proposta de reintroduzir a sabedoria popular no dia-a-dia da comunidade, propondo uma melhor qualidade de vida. A equipe apresentou os benefícios das plantas medicinais e as vantagens dos sucos alternativos à base de leguminosos e verduras. Ainda na área de saúde, o grupo Morhan veio esclarecer a população sobre a hanseníase, uma doença cercada de preconceitos, mas que tem cura, basta procurar ajuda.

O Batalhão Florestal da Polícia Militar ministrou cursos de reciclagem, preservação do meio ambiente e ressaltou os riscos de se soltar balões. "Damos uma idéia geral daquilo que pode ser feito por cada um de nós para preservar o meio em que vivemos e mostramos o que se pode reaproveitar na natureza. O coco, por exemplo, pode virar um belo objeto artístico. Já os sacos da batata e cebola podem ser transformados em um tapete", garante o sargento Constantino.

Na área de artes, foram realizadas várias oficinas e cursos de pintura vazada, bijuterias, higiene pessoal e tratamento de pele. A professora Eneida Lessa ensinou a arte da Ekebana, técnica oriental de arranjos florais feitos com flores naturais. "O mais importante é colocar para fora o que está oculto no interior de cada um de nós. Esse é o fundamento da técnica. Cada um vai fazer a mesma Ekebana, mas o resultado vai ser diferente", afirma.

O Dia de Ação Solidária também resultou em um gesto concreto. Em meio a todos os eventos, foi realizada uma campanha para angariar material para o Asilo Cristo Redentor, em São Gonçalo. No dia seguinte, os alunos fizeram a entrega do que foi arrecadado, levando também a música, a juventude e a alegria deles para os idosos.

Para a diretora-geral da Escola, Luci de Siqueira Costa, a interatividade do evento ajuda a mudar o astral da comunidade, elevando sua auto-estima. O secretário de Ação Social do município, Neilton Andrade, esteve presente e definiu o evento como um exercício da cidadania. "A escola está de parabéns pela iniciativa de promover parcerias que resultam no bem-estar da comunidade e na construção da cidadania. Ao abrir suas portas para discutir e oferecer serviços sociais, a escola amplia o seu papel e se consolida como um elemento transformador de uma realidade e multiplicador de conhecimentos".

Colégio Estadual Dr. Rodolpho Siqueira
Tel: (21) 2725-4321